Valor econômico, v. 17, n. 4.008, 19/05/2016. Agronegócios, p. A12

Ministros querem adiar CAR para todos

Por: Por Cristiano Zaia

 

Apesar da histórica rivalidade entre ambientalistas e ruralistas, os ministros da Agricultura, Blairo Maggi, e do Meio Ambiente, Sarney Filho, defenderam ontem prorrogar o prazo para adesão de produtores de qualquer porte ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). Há duas semanas, o governo, ainda na gestão da presidente Dilma Rousseff, editou a Medida Provisória 724, que estende até 5 de maio de 2017 a data final de adesão, mas apenas a pequenos agricultores.

Segundo comunicado do Ministério da Agricultura, os dois ministros estiveram reunidos ontem, e Sarney Filho anunciou que pretende manter o texto da medida provisória, "com as alterações aprovadas pelo Congresso, prorrogando o prazo do CAR para todos os produtores".

A medida também é defendida por Blairo Maggi. "Os produtores não são contra o meio ambiente, mas aliados, já que necessitam dele para produzir. Precisamos que as chuvas ocorram no tempo e na quantidade certa para garantir a lavoura. E isso só conseguimos com a preservação do meio ambiente", afirmou ele, no comunicado.

Conforme a lei do Código Florestal, os produtores teriam até o último dia 5 de maio para se inscrever no CAR. Além da MP 724, outra MP, a 707, já aprovada pelo Congresso e que aguarda sanção presidencial, também propõe prorrogar o prazo, mas para 31 de dezembro de 2017.

Senadores relacionados:

Órgãos relacionados: