Título: Copa das Confederações na mira
Autor: Campos, Ana Maria
Fonte: Correio Braziliense, 17/10/2011, Cidades / Política no DF, p. 20

GDF aposta que Brasília pode sediar a partida de abertura do torneio que precede o grande Mundial de 2014

A grande expectativa para a viagem de Agnelo Queiroz (PT) nesta semana a Zurique, na Suíça, é o provável anúncio de que Brasília será a anfitriã da partida de abertura da Copa das Confederações, em julho de 2013. Trata-se de torneio preparatório para o grande mundial que ocorre do ano seguinte, a Copa de 2014. O governador do Distrito Federal embarca amanhã para acompanhar a reunião do Comitê Executivo da Federação Internacional de Futebol (Fifa), marcada para esta quinta e sexta-feiras, praticamente convicto de que a capital do país não será anunciada como a sede da estreia do Mundial de Futebol. A meta foi perseguida nos últimos meses, mas o estádio Itaquerão, do Corinthians, é considerado candidato imbatível.

Pela agenda divulgada, a Fifa deverá anunciar as cidades que vão abrir a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, o calendário e a tabela dos jogos. Apesar do cronograma, existe uma aposta de que a Fifa deixará para fevereiro a confirmação de São Paulo como sede do jogo inaugural do grande torneio mundial de 2014, uma vez que as obras do Itaquerão estão bastante atrasadas. Apesar da provável derrota para a capital paulista, será motivo de comemoração Brasília conquistar o direito da partida de estreia na Copa das Confederações.

Visibilidade O campeonato, de grande visibilidade internacional, será o primeiro evento esportivo deste porte a ser realizado na cidade, o que levará a uma grande divulgação da capital do Brasil e do Estádio Nacional de Brasília, que terá capacidade para 70 mil pessoas. A Copa das Confederações ocorre a cada quatro anos e reúne as seis seleções campeãs continentais. Durante a reunião desta semana, a Fifa deverá confirmar oficialmente as cidades-sede. Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador estão cotadas. "Estamos numa grande expectativa, emocionados mesmo, com a possibilidade de receber a partida inaugural da Copa das Confederações, que é um grande ensaio para a Copa do Mundo", afirma Cláudio Monteiro, chefe de gabinete do governador Agnelo Queiroz e secretário executivo do Comitê gestor da Copa. "Teremos condições de mostrar a todos nossas qualidades e o potencial turístico por meio das televisões do mundo inteiro", acrescenta.

Também há uma esperança de que, quando a Fifa anunciar a tabela dos jogos da Copa do Mundo, Brasília seja contemplada com uma das semifinais. A partida é uma das mais emocionantes do torneio e só perde em grau de interesse para a grande final. O jogo decisivo de 2014 deverá ocorrer no Maracanã, no Rio de Janeiro, cidade que abrigará o centro de mídia do campeonato. São 12 as cidades-sede do mundial. Além de Brasília, São Paulo, Rio, Salvador e Belo Horizonte, que estão no páreo pela abertura, Porto Alegre, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal e Recife também receberão jogos.

A comitiva de Agnelo inclui Cláudio Monteiro; a secretária de Comunicação, Samanta Sallum; e dois representantes da Câmara Legislativa. Os deputados distritais Olair Francisco (PTdoB) e Israel Batista (PDT), respectivamente presidente e vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa de Brasília como Sede para a Abertura da Copa de 2014, também irão à Suíça.