Título: Comissão especial da Copa é adiada
Autor: Decat, Erich; Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Correio Braziliense, 19/10/2011, Política, p. 2

A segunda reunião da comissão especial que vai discutir o projeto da Lei Geral da Copa acabou adiada. A maioria dos 26 parlamentares que compõem o grupo participou da audiência com o ministro do Esporte, Orlando Silva, que esteve ontem na Câmara para falar sobre denúncia de corrupção que atinge a pasta.

A comissão especial da Copa foi instalada no último dia 11, em sessão que apresentou o presidente do grupo, deputado Renan Filho (PMDB-AL), e o relator do projeto, Vicente Cândido (PT-SP). Os integrantes da comissão especial devem realizar hoje a sessão. Na pauta de discussão está a definição do roteiro de trabalho do grupo e a votação de 17 requerimentos de audiências públicas. O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira; o ministro Orlando Silva; o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; e autoridades envolvidas com as obras de infraestrutura da Copa estão entre os convidados. Representantes de empresas de artigos esportivos também foram listadas pelo relator, para a realização de audiências públicas.

Críticas Apesar de as discussões no âmbito da comissão especial da Copa não terem sido iniciadas, parlamentares que compõem o grupo, a exemplo do ex-jogador Romário (PSB-RJ), expõem suas críticas à organização dos jogos e ao texto do Executivo elaborado de acordo com as exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa). O deputado criticou a articulação das obras relacionadas ao Mundial e afirmou que menos da metade dos estádios estará pronta para a Copa das Confederações, competição que antecede o evento de 2014. "Cinco desses 12 estádios estarão totalmente prontos para a Copa das Confederações, pelo menos se o andar das obras continuar como está. Infelizmente, nove ou 10 estádios, no máximo, estarão prontos para a Copa e desses apenas seis ou sete ficarão 100%", pontuou Romário, que está em Guadalajara, no México, acompanhando os Jogos Pan-Americanos.

Romário argumentou que fez visitas de inspeção a 11 das 12 cidades sedes e também criticou as obras de infraestrutura e afirmou que encontrou problemas de mobilidade urbana em todas as sedes.