Valor econômico, v. 17, n. 4009, 20/05/2016. Política, p. A9

Teori determina inquérito contra Vital do Rego e deputado do PT

Por: Carolina Oms / Letícia Casado

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki determinou hoje a abertura de inquérito para investigar o envolvimento do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo e do deputado federal Marco Maia (PT-RS) na Operação Lava-Jato. Em sua delação, Delcídio afirmou que eles participaram de um esquema para chantagear empresas em troca de recursos para a campanha. Janot afirma que o relato de Delcidio sobre Vital e Maia foi corroborado por outro delator, Julio Camargo.

Os dois eram, respectivamente, presidente e relator da CPI mista da Petrobras em 2014 e foram acusados pelo senador cassado Delcídio do Amaral de participarem de um esquema para impedir convocações de empreiteiros na CPI da Petrobras.

Com a abertura de inquérito, Vital do Rêgo e Marco Maia serão oficialmente investigados na Lava-Jato no Supremo. Maia e Vital negam as acusações.

Teori também determinou o arquivamento de citações feitas por Delcídio sobre o deputado federal Fernando Fracischini (SD-PR), porque o deputado não foi citado em outras delações.

Teori enviou ontem a investigação que envolve o ex-ministro da Secretaria de Comunicação, Edinho Silva, para a primeira instância. A petição seguiu para a Justiça Federal no Distrito Federal. O pedido de investigação também foi aberto a partir da delação premiada de Delcidio.

Com a perda de foro privilegiado de Edinho, Teori enviou o pedido para a Justiça Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal, e não para a Vara de Curitiba, centro da Lava-Jato.