Valor econômico, v. 17, n. 4006, 17/05/2016. Política, p. A5

Maria Silvia Bastos presidirá o BNDES

Por: Andrea Jubé/ Bruno Peres / Rafael Rosas

 

Em meio às críticas sobre a ausência de mulheres no primeiro escalão, o presidente interino Michel Temer convidou ontem a economista Maria Silvia Bastos Marques para presidir o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). MariaSílvia, que foi presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), comandará toda área de financiamento de investimentos produtivos do governo. No novo desenho do governo interino, o BNDES está vinculado ao Ministério do Planejamento.

Valorapurou que Maria Silvia foi indicada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), de quem Temer é próximo. Maria Silvia já foi diretora do BNDES e, comandou a secretaria de Finanças da Prefeitura do Rio de Janeiro e, recentemente, era assessora especial da Prefeitura do Rio para reforçar a organização dos Jogos Olímpicos.

Todos os bancos públicos ficarão sob a tutela do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e deverão seguir suas diretrizes, segundo confirmou ao Valoruma fonte do Planalto. Para a presidência da Caixa Econômica Federal, o PP já indicou o ex-ministro da Integração Nacional Gilberto Occhi, que é funcionário de carreira da instituição e foi vice-presidente do banco. Occhi disse ao Valor, na sexta-feira, que vai se reunir nesta semana com Meirelles, mas seu nome não foi confirmado oficialmente pelo Planalto, como se fez ontem com o de Maria Silvia.

Temer ainda busca nomes para o comando do Banco do Brasil e das estatais, como Petrobras e Eletrobras. No esforço de recrutar mulheres para o time de Temer, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, convocou a atual secretária-executiva do Ministério dos Transportes, Natália Marcassa, para comandar a Subchefia de Monitoramento e Articulação do ministério.

Ao lado de Marcassa, o ex-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Marcelo Guaranys assumirá a Subchefia de Assuntos Governamentais. Michel Temer também relembrou em entrevista recente que sua chefe de gabinete e uma das auxiliares de sua maior confiança, que o acompanha há anos, é uma mulher, Nara de Deus Vieira.

Maria Silvia nasceu em dezembro de 1956, na cidade de Bom Jesus do Itabapoana, norte do Estado do Rio. Obteve diploma de Administração Pública e de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em 1979, onde também fez o mestrado e o doutorado em economia. O sonho era seguir a vida acadêmica, mas acabou sendo convidada por Antonio Kandir para a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda do governo Fernando Collor, onde participou das renegociações da dívida externa brasileira.

Comandar o BNDES significará a volta de Maria Silvia para as raízes de sua entrada na vida pública. Ela será a primeira mulher a presidir o banco de fomento e voltará à casa para onde foi ao deixar o ministério. Na instituição financeira, foi assessora especial para assuntos de desestatização e diretora das áreas financeira e internacional e de planejamento.

Ao deixar a instituição - de onde pediu demissão depois do impeachment de Collor -, Maria Silvia foi secretária de Fazenda do município do Rio de Janeiro no primeiro mandato de César Maia, entre 1993 e 1996. Na época, ganhou a alcunha de "Mulher de 1 bilhão de dólares" por ter deixado o caixa da prefeitura com esse volume de recursos ao fim de sua gestão. Foi durante a sua passagem pela Fazenda municipal que a Prefeitura do Rio teve o rating de "investment grade" concedido pelas agências de classificação de risco, depois do lançamento de bônus no exterior.

O passo seguinte na carreira fez Maria Silvia se transformar na "Mulher de Aço". Entrou em 1996 para a CSN, onde ficou por seis anos, sendo três na presidência. Foi essencial para reestruturar a siderúrgica, que havia recém-saído do processo de privatização. Esteve à frente da empresa quando a companhia comprou a distribuidora de energia Light e também passou pelo processo de descruzamento das participações entre CSN e Vale, quando a siderúrgica vendeu sua participação na mineradora para Previ e Bradesco.

Depois da CSN, Maria Silvia foi sócia da MS & CR2 Finanças Corporativas, foi presidente da Icatu Seguros, entre 2007 e 2011, e da Empresa Olímpica Municipal, entre 2011 e 2014. Ao longo desse tempo, também participou de diversos conselhos de administração. Entre as companhia que já a tiveram como conselheira estão Light, Arcelor Brasil, Embratel, Anglo American, Petrobras, BR Distribuidora e Estácio Participações.

A saída do comando da Empresa Olímpica não significou o afastamento do projeto dos Jogos de 2016, já que desde então ela trabalha como assessora especial da prefeitura para as Olimpíadas.

Senadores relacionados: