Valor econômico, v. 17, n. 4006, 17/05/2016. Política, p. A5

Kassab escolhe Guilherme Campos para chefiar Correios

Por: Fernando Taquari / Adriana Mattos

 

O ex-líder do PSD na Câmara Guilherme Campos deve ser anunciado nesta semana como o novo presidente dos Correios. Indicado por Gilberto Kassab, ministro das Comunicações, Ciência e Tecnologia, Campos substituíra no cargo Giovanni Queiroz, que tinha assumido o comando da estatal na cota do PDT em novembro de 2015.

Ao Valor PRO,serviço em tempo real do Valor, Campos confirmou o convite de Kassab. O ex-deputado deve passar a semana em Brasília para acertar os últimos detalhes de sua nomeação. "Recebi o convite do ministro. As conversas estão adiantadas, mas não tem nada fechado. Devemos sentar em breve para bater o martelo", disse.

O ex-parlamentar não quis antecipar que medidas podem ser tomadas em sua eventual gestão para ajudar no ajuste fiscal que deve ser conduzido pela equipe do presidente interino Michel Temer. Evitou também comentar se a abertura de capital é uma das possibilidades em estudo, como tem sido especulado em relação a algumas estatais. No caso dos Correios, uma mudança depende de aprovação do Congresso. A hipótese, contudo, tem sido considerada por aliados de Temer diante do prejuízo de R$ 2,1 bilhões em 2015. A estatal tem 117 mil funcionários.

Natural de Campinas (SP), Campos foi deputado federal por dois mandatos (2007-2010 e 2011-2015). Em 2014, tentou a reeleição, mas conquistou apenas 69 mil votos e ficou como suplente. Assumiu no início de 2015 a presidência interina do PSD com a ida de Kassab para o Ministério das Cidades na gestão Dilma Rousseff.

Antes de ser deputado, foi vice-prefeito de Campinas entre 2005 e 2007, além de secretário municipal de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo de 2005 a 2006.

Desde cedo trabalhou no comércio. Sua família é fundadora da loja de departamentos Casa Campos, atualmente com uma unidade no shopping Iguatemi Campinas. A varejista surgiu no início dos anos 60. O pai de Guilherme Campos, Benedito Campos, foi empacotador da Lojas Pernambucanas e começou no setor ao abrir a loja "A Brasileira", em 1940. Vinte anos depois, Benedito decidiu abrir um negócio em varejo com outra bandeira, a Casa Campos, em Campinas, no centro da cidade. Desde então, três lojas acabaram sendo inauguradas com a marca, em Jundiaí, em Santa Barbara do Oeste, além de Campinas, todas no interior de São Paulo. A unidade do shopping Iguatemi foi aberta em 1991, e é a única no momento ainda em funcionamento.

Campos e os irmãos administraram o negócio juntos por alguns anos. O ex-deputado, porém, deixou o dia a dia da operação para avançar na carreira política. Atualmente, apenas os irmãos dirigem a loja, mas Guilherme continua como sócio. Campos costuma dizer que o negócio de varejo é a única fonte de renda da família e se diz um "vendedor de toalhas", apesar de não acompanhar mais a operação de perto.

Órgãos relacionados: