Valor econômico, v. 17, n. 4003, 12/05/2016. Política, p. A12

Para EUA, Brasil tem democracia madura

Casa Branca assegura apoio e diz que país tem sistema legal para solucionar conflitos internos

Por: Juliano Basile

 

O porta-voz do governo dos Estados Unidos, Josh Earnest, afirmou ontem que o Brasil possui um sistema legal para solucionar conflitos internos e que a Casa Branca confia que o país vai conseguir resolver suas questões políticas. Earnest falou durante a votação da admissibilidade do impeachment no Senado.

Segundo ele, o Brasil está sob os holofotes da comunidade internacional por causa da tramitação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no Congresso Nacional. Por isso, afirmou que considera o momento "desafiador".

"Não há como negar que esse é um momento desafiador para a nação do Brasil e para os representantes do governo que estão tentando conduzir o país", disse Earnest durante entrevista coletiva na Casa Branca.

" A atenção do mundo vai se concentrar no Brasil no fim do verão (no Hemisfério Norte), quando eles vão receber os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Então, o Brasil está sob escrutínio e sob alguma pressão, e os Estados Unidos estarão lá para apoiar o nosso amigo e parceiro, enquanto eles lidam com os desafios significantes que estão enfrentando agora", declarou o porta voz.

Na avaliação de Earnest, o país tem um sistema legal e uma democracia madura para lidar com o tumulto político que está vivendo. "Com relação à situação política nós continuamos a ter confiança nas instituições maduras, duráveis e democráticas do Brasil para suportar o desafio", acrescentou.

O pronunciamento indica distância do governo de Barack Obama da tese de que o processo político do Brasil pode ser assemelhado a um golpe.

O porta-voz da Casa Branca ressaltou que não faria um julgamento a respeito da legitimidade ou não do processo de impeachment e do cumprimento ou não das leis do país no afastamento da presidente Dilma. Tampouco houve comentários sobre uma gestão do vice-presidente Michel Temer à frente da Presidência da República.

Além disso, Earnest lembrou que a presidente Dilma fez uma visita aos Estados Unidos, no ano passado, na qual foram discutidos vários assuntos, como economia, segurança nacional e mudanças climáticas.

"Nós estamos prontos para trabalhar com o Brasil e olhamos para oportunidades para cooperar com o país e fazer progressos em prioridades que o presidente Barack Obama identificou", disse.

Órgãos relacionados: