Título: Convocação aprovada
Autor: Jeronimo, Josie; Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Correio Braziliense, 20/10/2011, Política, p. 2

Em uma sessão esvaziada, a oposição aproveitou o cochilo da base aliada do governo e aprovou dois requerimentos em que convidam o policial militar João Dias Ferreira e o motorista dele, Célio Soares Pereira. Os convites foram aprovados na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara. O policial militar e o motorista deverão ser ouvidos na próxima quarta-feira, a partir das 14h.

Os dois acusam o ministro do Esporte, Orlando Silva, de participar de um esquema de desvio de recursos do principal programa da pasta, o Segundo Tempo, criado para realizar atividades esportivas com crianças carentes. Em entrevista à revista Veja, Célio Soares Pereira afirma ter entregue, em 2008, uma caixa de papelão com parte do dinheiro do esquema para Orlando Silva.

O encontro teria ocorrido na garagem do ministério. Orlando, que está no cargo desde 2006, rebate a acusação e afirma nunca ter visto o motorista. O autor do requerimento com os convites foi o líder do DEM, ACM Neto (BA). Na véspera, o deputado esteve com o soldado em reunião realizada no gabinete do líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR).

Após o encontro, ACM afirmou que o PM tinha provas materiais "estarrecedoras" contra Orlando Silva e, por isso, deveria ser ouvido na Câmara. O militar é dono de duas ONGs que firmaram convênio com o ministério em 2005 e em 2006. O primeiro contrato, no valor de R$ 2 milhões, foi feito com a Federação Brasiliense de Kung-Fu. O segundo, no valor de R$ 922 mil, foi fechado com a Associação João Dias de Kung-Fu. João Dias Ferreira, ex-militante do PcdoB, partido de Orlando, é réu em ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal, em razão de irregularidades na execução dos convênios.