Valor econômico, v. 17, n. 3998, 05/05/2016. Política, p. A6

Teori arquiva acusação de Delcídio contra Dilma sobre Pasadena

Por: Carolina Oms

Por Carolina Oms | De Brasília

 

A pedido da Procuradoria Geral da República, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki arquivou uma petição com acusações à presidente Dilma Rousseff de envolvimento nas irregularidades da compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, não analisou o mérito das acusações contra Dilma feitas na delação premiada do senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS). Janot solicitou o arquivamento por "entenderimpossível investigar a Presidente por atos estranhos ao exercício da função durante a vigência do seu mandato".

Delcídio afirmou que "todo o processo de aquisição da refinaria de Pasadena" (EUA) pela Petrobras foi de "pleno conhecimento" da presidente, que à época presidia o conselho de administração da petrolífera.

O arquivamento não está relacionado ao pedido de abertura de inquérito contra a presidente Dilma. Conforme revelou o Valor PRO ontem, Janot pediu abertura de inquérito contra Dilma, o advogado-geral da União, JoséEduardo Cardozo, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por suposta tentativa de atrapalhar as investigações da Lava-Jato.

O pedido depende de análise do ministro Teori Zavascki, relator da Lava-Jato no STF, que irá autorizar ou não a PGR a investigar os dois.

A intenção da PGR de investigar Dilma e Lula também decorre dos fatos narrados por Delcídio em sua delação premiada.

A presidente Dilma questionou a veracidade da delação. "As denúncias feitas pelo senador Delcídio do Amaral são absolutamente levianas e, sobretudo, mentirosas", disse.

Segundo Dilma, "o senador Delcídio tem a prática de mentir e isso ficou claro ao longo de toda essa questão relativa a sua prisão a partir das gravações". "Tenho certeza que a abertura do inquérito vai demonstrar apenas que o senador, mais uma vez, faltou com a verdade, como, aliás, ele fez anteriormente ao acusar na primeira gravação ministros do Supremo", disse Dilma.

Em sua delação, Delcídio também tratou do "desvio de verbas ilícitas como esquema de financiamento do PMDB" na compra de Pasadena, diz a PGR. Mas este desvio já está sendo investigado no principal inquérito que apura a existência de uma quadrilha na Petrobras, o chamado "quadrilhão".