Título: Reforço para a Europa
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 20/10/2011, Economia, p. 21

Bruxelas ¿ A capacidade de intervenção do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) para socorrer os países em dificuldades no Velho Continente será elevada para entre 1 e 2 trilhões de euros (de US$ 1,38 trilhão a US$ 2,76 trilhões), decisão que deve ser tomada na cúpula de líderes no fim de semana.

Na reunião, os chefes de Estado e de governo tentarão entrar em acordo sobre a capitalização dos bancos europeus, sobre a dotação de mais capital ao FEEF e sobre o alcance de um eventual calote da Grécia. A cúpula será precedida de uma reunião dos 17 ministros das Finanças da Zona do Euro, amanhã, e dos 27 da União Europeia, no sábado. A ideia é dar uma "resposta contundente" ao G-20 (grupo das 19 maiores economias do mundo mais a UE), que reclama uma reação rápida.

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, reiterou a necessidade de uma solução "vigorosa" para a crise da dívida no bloco, evitando o contágio da economia mundial. "Estamos num momento crucial, que definirá nosso futuro", disse. Ontem, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, teve um encontro de emergência com a primeira-ministra alemã, Angela Merkel.