Título: Leve melhora nos EUA
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 20/10/2011, Economia, p. 21

Washington ¿O Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos) notou uma ligeira melhora da economia americana em setembro, conforme o relatório (Livro Bege) publicado ontem. "A atividade econômica continuou progredindo em seu conjunto durante setembro, mas o crescimento será modesto ou leve em numerosas regiões do país e as perspectivas das empresas parecem ser de maneira geral, piores ou mais incertas", assinala o documento.

Segundo o Fed, "o investimento das empresas aumentou um pouco, mas se observa em numerosas regiões que as contratações e os projetos de investimento foram reduzidos". De maneira geral, a atividade manufatureira dos Estados Unidos melhorou em setembro, enquanto que o setor da construção imobiliária, calcanhar de aquiles da recuperação econômica do país, continua em estado débil, disse o relatório. O setor de serviços, por sua vez, evoluiu de maneira significativa.

O Livro Bege diz ainda que, de maneira geral, "a situação do mercado de trabalho não evoluiu" e permanece pouco dinâmico, em um momento em que a taxa de desemprego está estacionada nos 9,1% desde o início do verão.