Título: Temos que pensar no futuro
Autor: Augusto, Leonardo
Fonte: Correio Braziliense, 19/10/2011, Suplemento, p. 4

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, lembra que Viracopos fica longe e reforça que não há mais espaço para a implantação de outra pista em Cumbica, em Guarulhos. Por isso, defende a construção de um terceiro aeroporto na Região Metropolitana da capital

O governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), voltou a defender a construção de um terceiro aeroporto na Grande São Paulo. A avaliação, no Palácio dos Bandeirantes, é que Cumbica, em Guarulhos, na Região Metropolitana, tem capacidade de expansão restrita. Já Congonhas, instalado em zona bastante habitada na zona sul da capital, não tem área para ser utilizada em um projeto de ampliação. "Temos que pensar o futuro. O aeroporto de Congonhas não tem mais como crescer. Cumbica pode ter o terceiro terminal, mas não tem como fazer a terceira pista", argumenta o governador.

Outra opção é Viracopos, que, no entanto, fica em Campinas, a 100km da capital. "Está em uma área excelente, deverá ser o maior aeroporto do país daqui a 10 anos", ressalta o governador, em entrevista ao Correio. "Mas, ainda assim, é preciso pensar em alternativas, como um terceiro aeroporto metropolitano", diz Alckmin. Ele, frisa, contudo, que cabe ao governo federal a construção de aeroportos no país.

O governador afirma que o estado vem fazendo em tempo recorde a parte que lhe cabe no projeto da União para obras nos aeroportos de Guarulhos e Campinas. "Estamos fazendo o possível para apoiar. A licença ambiental prévia para Viracopos tramitou em tempo recorde, nós liberamos em janeiro", informa. "Agora, estamos aguardando a Infraero solicitar a licença de instalação e, posteriormente, a licença de operação."

Em relação a Guarulhos, o projeto é para a construção do terceiro terminal, enquanto Campinas terá o terminal número dois e a segunda pista. "É evidente que o modal que mais cresce é o aeroviário; portanto, é preciso pensar em soluções de curto e médio prazos para atender essa demanda", ressalta o governador tucano.

Obras paralelas Alckmin diz, ainda, que o projeto do governo federal para ligação entre Cumbica e Viracopos por trem de alta velocidade tem todo o seu apoio. "Vamos aguardar o resultado." Segundo ele, de todo modo, é importante que todos os aeroportos sejam ligados por metrô ou trem.

"No caso de Congonhas, estamos fazendo a Linha 17, que vai ligar o aeroporto por monotrilho com duas linhas de metrô e uma de trem. Já concluímos a licitação e vamos começar a obra o mais rápido possível", informa ele.

A construção do terceiro aeroporto na Grande São Paulo é um dos principais projetos discutidos por um grupo formado por representantes dos 39 municípios que fazem parte da região, que responde por 57% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Na conta nacional, a correspondência é de 18,8%. O montante absoluto chega a R$ 572,2 bilhões.