Valor econômico, v. 17, n. 4001, 10/05/2016. Políticas, p. A6

Decisão de Maranhão envolveu articulação de AGU e Flávio Dino

Por: Raphael Di Cunto / Thiago Resende

 

A decisão do presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), de anular a sessão que aprovou o impeachment da presidente Dilma Rousseff começou a ser costurada na sexta-feira, com uma visita do advogado-geral da União (AGU), ministro José Eduardo Cardozo (PT), à residência do pepista e terminou em um jantar na casa de um dos vice-líderes dogoverno na Câmara, deputado Silvio Costa (PTdoB-PE).

Logo após o Supremo Tribunal Federal (STF) manter Eduardo Cunha (PMDB-RJ) afastado da presidência da Câmara e do mandato, o governo retomou as pontes construídas com Maranhão, negociadas quando o pepista contrariou seu partido e votou contra o impeachment. Uma das sinalizações é de que o pepista teria apoio e legenda do governador Flávio Dino (PCdoB) para concorrer ao Senado em 2018.

Cardozo foi à casa de Maranhão na sexta-feira, em um dos apartamentos funcionais de Brasília, informar sobre o recurso da AGU para anular a sessão da Câmara do dia 17. Expôs o que considera nulidades do processo e disse que o parlamentar, por seu currículo e origem humilde, precisava estar do lado certo da história. O parlamentar "ficou de avaliar", segundo governistas.

No mesmo dia Maranhão se encontrou com o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e depois seguiu para o Estado. Parte do "centrão" ligado ao pemedebista defendia que o grupo apoiasse o interino para evitar que ele pulasse para o lado do governo, mas não havia consenso no bloco - até ontem, quando o consenso era estudar formas de tirá-lo do comando da Casa.

Maranhão voltou à Brasília num jatinho da FAB na noite de domingo acompanhado de Dino, seu aliado e um dos principais articuladores de Dilma contra o impeachment, e seguiram direto para a casa de Silvio Costa, que já tinha combinado de jantar com o presidente interino. Ligaram para Cardozo, que chegava de São Paulo e foi ao encontro dos três.

O interino passou a noite em claro em um hotel de Brasília e, pela manhã, ligou na secretaria-geral da Câmara para avisar que o ex-deputado Márcio Junqueira (Pros-RR) levaria a decisão e iria junto ao Senado protocolá-la. Junqueira, que deixou o DEM para se aproximar do governo no primeiro mandato de Dilma, diz que é "assessor informal" de Maranhão e só acompanhou a entrega.

Nenhum dos técnicos da Mesa Diretora foi consultado ou participou da elaboração do parecer, segundo o primeiro secretário da Casa, deputado Beto Mansur (PRB-SP). Em nota, Cunha disse que a assessoria já tinha preparado relatório contrário ao recurso, que seria assinado no dia de seu afastamento pelo STF, e chamou a decisão de "absurda, irresponsável e antirregimental".

Silvio Costa, que não comenta sobre o jantar, rebateu à imprensa que não há participação do governo no relatório. "Ele não depende da Mesa Diretora para elaborar o parecer. Um parlamentar não tem o direito de consultar sua assessoria jurídica?", questionou o vice-líder.

No fim da tarde, governistas já lembravam que a AGU é responsável pela defesa jurídica da Câmara, discurso que servia para justificar o parecer e o recurso que a Casa estuda ingressar contra a decisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), de não devolver o processo para a Câmara.

O interino evitou seu apartamento durante todo o dia e ficou em um hotel até a hora de seu breve pronunciamento na Câmara, às 18h. Em dois minutos, limitou-se a comunicar a decisão, destacar seu currículo como professor e ex-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e dizer que estava amparado na Constituição e no regimento. E rebateu Calheiros, dizendo que não está brincando com a democracia. "Decidi para que possamos corrigir em tempo vícios que serão insanáveis no futuro. Temos o dever de salvar a democracia pelo debate", disse.

Senadores relacionados:

Órgãos relacionados:

_______________________________________________________________________________________________________

Partidos traçam estratégias para destituir deputado

Por: Thiago Resende/ Raphael Di Cunto / Leandra Peres

 

Presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA) se tornou alvo de partidos que, antes, analisavam eventual apoio à permanência dele no cargo. Defensores do impeachment da presidente Dilma Rousseff, que são ampla maioria da Casa, traçam estratégias para destitui-lo do comando. Até representação para cassar o mandato foi apresentada. Em outra frente, avançou ontem o processo para expulsar Maranhão da sigla.

Pelo menos 12 partidos articularam uma sessão extraordinária da Câmara para analisar hoje um recurso do ato do presidente interino de anular a votação de 17 de abril, em que, com voto de 367 deputados, a Câmara autorizou a abertura de processo de impeachment. Está em estudo se o plenário poderia declarar vaga a presidência da Casa, que é de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afastado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Isso convocaria nova eleição para o cargo.

Até deputados alinhados à presidente Dilma criticaram Maranhão e acusam o governo de buscar "desesperadamente a anulação de um ato legítimo". É o caso de Leonardo Picciani (RJ), líder do PMDB, e de Aloísio Mendes (MA), líder do PTN, que opinaram pelo arquivamento da denúncia e, ontem, assinaram, uma nota contrária à decisão de Maranhão, que teve apoio ainda do PTB, DEM, PP, PPS, SD, PRB, PSB, PSD, PSC e PHS.

"O plenário é soberano. Ele vai enfrentar uma dificuldade tamanha de presidir. Não tem condições políticas para isso", avaliou o líder do PSD, Rogério Rosso, que esteve à frente da comissão especial do impeachment na Câmara. Maranhão irritou também o líder do PTB, Jovair Arantes (GO), que foi o relator.

Ao ficar ciente da decisão do presidente interino, Jovair convocou uma reunião para se estudar uma forma de tirar Maranhão do mais alto cargo da Casa. O "centrão" - PP, PSD, PR e PTB - ainda enxergava uma possibilidade de apoiar o pepista - na esperança de conquistar mais poder até em eventual governo Michel Temer.

O cenário mudou com a decisão do presidente interino. Mesmo deputados do PP, agora, defendem nova eleição para presidente da Câmara. Jerônimo Goergen (RS) e Júlio Lopes (RJ), dois dos principais articuladores do impeachment, conseguiram ontem que o processo de expulsão de Maranhão fosse aberto na comissão de ética da sigla. Técnicos da Casa ainda analisam se Maranhão perderia a vice-presidência.

Afastado da Câmara, Cunha, segundo um aliado, "largou" Maranhão a sua própria sorte. Antes, o pemedebista avaliava que um presidente fraco na Casa favoreceria sua influência política e, portanto, a melhor saída seria apoiar o deputado do PP.

Com assinatura do ex-ministro das Cidades e presidente do PSD, Gilberto Kassab, e do DEM, foi apresentado ontem uma representação no Conselho de Ética que acusa Maranhão de "abuso de autoridade". Não poderia anular uma decisão do plenário da Casa em ato unilateral, alegam.

Órgãos relacionados:

_______________________________________________________________________________________________________

Manobra abriu uma janela de oportunidades

Por: Maria Cristina Fernandes

Por Maria Cristina Fernandes | De São Paulo

 

O presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), não conseguiu emplacar o pedido de anulação do impeachment, mas propiciou uma janela de oportunidades para um punhado de personagens tirar uma casquinha do episódio.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), alvo de uma dúzia de denúncias no Supremo, fundamentou sua decisão de não devolver o processo de impeachment no respeito à decisão da Corte em avalizar o rito. Tivesse tomado decisão diferente, o senador se tornaria objeto de pressões políticas e sociais que poderiam torná-lo ainda mais exposto no STF.

O advogado-geral da União, José Eduardo Martins Cardozo, demonstrou, mais uma vez, uma atitude aguerrida da qual o PT descria. Candidata-se, assim, a disputar com lideranças como o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o espólio do partido que pode ver sua liderança máxima impossibilitada de concorrer em 2018.

O vice-líder do governo, Sílvio Costa (PTdoB-PE), segue na linha de defensor mais radical do PT do que os próprios petistas. Ligado ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Armando Monteiro (PTB), que perderá a proeminência, no Estado, para a tríade PSDB, DEM e PMDB, Costa cultiva o nicho de defensor da herança lulista no Estado. A raia talvez não baste para fazer do filho, que leva seu nome, um candidato competitivo à Prefeitura do Recife, mas pode lhe garantir a renovação do mandatoparlamentar.

Maranhão já estava com os dias contados na Mesa da Câmara. Sem reputação a defender, tentou uma prorrogação que lhe possibilitasse marcar pontos com com seu antecessor e com a política local do governador Flávio Dino (PCdoB).

A partir do episódio, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), passará a ser lembrado com mais nostalgia por seu partido. Sempre citado pela ameaça da delação-bomba, Cunha optou pela 'agenda positiva'. Subiu nos ombros de Maranhão para mostrar ao PMDB que seu abandono, além de revelações comprometedoras, pode trazer fortes emoções ao eventual governo Temer.

Senadores relacionados:

  • Renan Calheiros

Órgãos relacionados:

  • Câmara dos Deputados
  • Senado Federal