Título: Bananeira que já deu cacho
Autor: Lyra, Paulo de Tarso ; Gama, Júnia
Fonte: Correio Braziliense, 27/10/2011, Política, p. 2/3

Antes mesmo de Orlando Silva ter anunciado sua saída do Ministério do Esporte, o nome do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) para ocupar a pasta figurava como solução encontrada pelo governo e pelos comunistas para estancar a crise. Na noite de ontem, Aldo se reuniu com o presidente do partido, Renato Rabelo, para se inteirar da conversa da legenda com o Planalto.

Questionado sobre a possibilidade de assumir a pasta no lugar de Orlando, Aldo usou uma expressão do universo rural para negar a chance de compor a Esplanada da presidente Dilma Rousseff. "Sou uma bananeira que já deu cacho", resumiu, referindo-se à planta que dá frutos apenas uma vez. O comunista foi ministro das Relações Institucionais no governo de Luiz Inácio Lula da Silva e perdeu para a ex-deputada Ana Arraes (PSB-PE) a disputa por uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU).

Apesar de fugir pela tangente para não comentar a substituição na pasta de Esporte, Aldo listou nomes de companheiros do PCdoB que têm chances de ir para o ministério. "Tem muitos nomes, o Flávio Dino (que atualmente preside a Embratur), Aldo Arantes (presidente do PCdoB de Goiás), a Luciana Santos (deputada federal por Pernambuco) e a Manuela D"Ávila ainda mais", disse, referindo-se à deputada do PCdoB do Rio Grande do Sul.