O Estado de São Paulo, n. 44761, 06/05/2016. Política, p. A9

Para Lula e PT, afastamento é importante, mas houve demora

Ricardo Galhardo

Surpreendidos pela decisão sobre o afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara, o PT e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não chegaram a comemorar a notícia. Para a cúpula do partido, o afastamento de Cunha é importante, mas veio tarde.

“Como brasileiro tenho que comemorar, mas a verdade é que esperaram ele fazer todo o serviço, causar todo este prejuízo ao Brasil”, resumiu o presidente estadual do PT de São Paulo, Emidio de Souza.

A reação foi a mesma na sede da legenda em Brasília e no Palácio do Planalto. Em vez de celebração, dirigentes e ministros faziam cálculos políticos e tentavam digerir a notícia e suas possíveis consequências. Lula recebeu a informação no início da manhã, no hotel onde está hospedado, em Brasília. Segundo aliados, o ex-presidente reagiu com surpresa, pediu mais informações e evitou emitir opinião.

Para boa parte do PT, a decisão do ministro Teori Zavascki cumpre um pleito do partido ao punir Cunha mas não traz, ao menos por enquanto, benefícios nem à legenda nem à presidente Dilma Rousseff. PT e governo dizem que é tarde demais para reverter o processo de impeachment na Justiça.

 

Vice. Na avaliação da maior parte do PT, o afastamento do peemedebista pode beneficiar o vice-presidente Michel Temer, que terá a chance de iniciar seu possível governo sem a sombra de Cunha como segundo na linha sucessória, mas também deve causar apreensão ao vice.

“Se Cunha se sentir traído pode acabar com o jogo. Ou a jogada foi muito bem amarrada entre os dois ou Temer deve se preocupar”, disse um ministro.

Pivô do afastamento definitivo entre Cunha e o governo, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, foi dos poucos a celebrar publicamente a decisão de Zavascki.

“Antes tarde do que nunca! O ‘delinquente’ Eduardo Cunha é afastado do mandato. É para aplaudir de pé!”, publicou Falcão no Twitter, às 11h.

Uma outra postagem dele, em dezembro do ano passado, orientando deputados petistas a votar contra Cunha no Conselho de Ética da Câmara, levou o peemedebista a desencadear o processo de impeachment de Dilma.

 

No fim da tarde Falcão compartilhou também no Twitter a frase: “quero ver a delação premiada do Cunha”. É uma referência à possibilidade de Cunha ser preso, levantada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin.