O globo, n. 30245, 28/05/2016. País, p. 6

Em conversa, Renan afirma que tentou barrar escolha de Janot

‘Tentei, mas estava só’, disse, em áudio divulgado pela TV Globo
 

Em mais uma conversa gravada pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, ele e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), discutem a recondução ao cargo do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Na gravação, Renan afirma que tentou evitar a permanência de Janot no comando da Procuradoria-Geral da República (PGR), mas disse que “estava só”. Em setembro de 2015, o procurador-geral foi reconduzido por mais dois anos. O áudio foi divulgado pelo “Jornal Hoje”, da TV Globo.

Em outra conversa, também divulgada nesta sexta-feira pela TV Globo, o ex-presidente José Sarney (PMDBAP) fala com Machado sobre a prisão de João Santana, marqueteiro da campanha eleitoral da presidente afastada, Dilma Rousseff, pela Operação Lava-Jato. Nela, Machado e Sarney falam sobre a conduta da presidente afastada depois da prisão do marqueteiro João Santana. Machado afirma que Dilma Rousseff não teve “gesto de solidariedade” com “o cara”. E Sarney devolve, argumentando que a investigação em torno do marqueteiro é a única “em que ela está envolvida diretamente”.

À TV Globo, a assessoria de imprensa de Renan Calheiros informou que o senador agilizou a recondução do procurador Rodrigo Janot ao cargo, no segundo mandato da presidente Dilma. A assessoria de imprensa da presidente afastada informou, por meio de nota, que todos os pagamentos feitos ao publicitário João Santana na campanha da reeleição — totalizando R$ 70 milhões — foram contabilizados na prestação de contas, aprovadas pelo TSE.

 

CITAÇÃO A MICHEL TEMER

Ontem à noite, o “Jornal Nacional" revelou outro diálogo entre Machado e Sarney. Na conversa, Machado diz ter ajudado o próprio Sarney e alguém identificado como “menino”, que seria, segundo investigadores, o ex-deputado Gabriel Chalita. Em ambos os casos, porém, não é possível afirmar que ajuda seria essa.

No diálogo, Machado diz que contribuiu com Temer ajudando a campanha “do menino”. Chalita foi candidato à prefeitura de São Paulo em 2012. Sua candidatura foi avalizada por Temer.

— O Michel, presidente (Sarney), lhe dizer, eu contribuí pro Michel. Eu contribuí pro Michel. Não quero nem que o senhor comente com o Renan. Eu contribuí pro Michel para a candidatura do menino. Falei com ele até num lugar inapropriado, que foi na base aérea — disse Machado, no diálogo transcrito.

No diálogo, Machado disse ter encontrado Temer na “base áerea", descrito por ele como “local inapropriado”

O presidente interino, Michel Temer, afirmou que não pediu doações a Machado para a campanha de Chalita e disse que nunca teve encontros com ele em locais “inapropriados”.

Gravações de conversas entre o ex-presidente da Transpetro e caciques do PMDB divulgadas ao longo da última semana indicam articulações para tentar barrar a Lava-Jato. Em um dos áudios, Machado e Sarney falam em como acessar o ministro do STF e relator da Lava-Jato, Teori Zavascki. Outra conversa também registrou reclamações de Sarney e Machado sobre o que eles chamaram de “ditadura da Justiça”.

 

‘EU TENTEI...’
 

SÉRGIO MACHADO: Agora uma coisa eu tenho certeza: sobre você não tem nada ainda.

RENAN CALHEIROS: Nesse mistério todo, a gente nem sabe por que eles vivem nessa obsessão.

SÉRGIO MACHADO: Hoje, eu acho que vocês não poderiam ter reconduzido esse b***, não. Aquele cara ali...

RENAN CALHEIROS: Quem?

SÉRGIO MACHADO: Ter reconduzido o Janot. Tinha que ter comprado uma briga ali.

RENAN CALHEIROS: Eu tentei... Mas eu estava só.

 

Legenda da foto de André Coelho: Diálogos. Conversas com Machado mostram preocupação de Renan com andamento da Lava-Jato