O globo, n. 30244, 27/05/2016. País, p. 5

Renan acusa Janot de ser ‘mau caráter’

Por: Cristiane Jungblut
 
Em gravação, presidente do Senado e Sérgio Machado também criticam parlamentares do DEM e do PSDB
 
CRISTIANE JUNGBLUT
crisjung@bsb.oglobo.com.br
 

-BRASÍLIA- Em novas gravações da operação Lava-Jato, o presidente do Senado, Renan Calheiros(PMDBAL), e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, delator da operação, aparecem criticando o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a quem chamam de "mau caráter". Na conversa, divulgada pela Tv Globo, há vários comentários nada elogiosos sobre políticos, que reagiram com irritação. Em diálogo ocorrido dia 11 de março, Renan e Machado condenam o apoio de Janot à Lava-Jato. Como em todas as conversas, é Machado quem cita as pessoas e leva a uma resposta de Renan.

— Agora esse Janot, Renan, é o maior mau caráter da face da terra — disse Machado.

— Mau caráter! Mau caráter! E faz tudo que essa força-tarefa (Lava-Jato) quer — reagiu Renan, de maneira direta.

— É, ele não manda. E ele é mau caráter. E ele quer sair como herói. E tem que se encontrar uma fórmula de dar um chega pra lá nessa negociação ampla pra poder segurar esse pessoal (Lava-Jato). Eles estão se achando o dono do mundo — acrescenta Machado. — Dono do mundo — concorda Renan. No festival de críticas a políticos, os dois citam o senador Aécio Neves (MG), presidente do PSDB; o deputado Pauderney Avelino (AM), líder do DEM na Câmara; "Mendoncinha", como é chamado o agora ministro da Educação, deputado Mendonça Filho (DEM-PE); o senador José Agripino (RN), presidente nacional do DEM; senador Fernando Bezerra (PSB-PE); senador José Serra, do PSDB, atual ministro das Relações Exteriores; e a agora presidente afastada Dilma Rousseff. Ex-tucano, Machado diz que Aécio é "vulnerável". — E o PSDB pensava que não, mas o Aécio agora sabe. O Aécio, Renan, é o cara mais vulnerável do mundo — disse o delator. — É... — concorda Renan. — O Aécio é vulnerabilíssimo. Vulnerabilíssimo! Há muito tempo — acrescenta Machado.

Em outro trecho, Machado chama Pauderney de corrupto.

— Como que você tem cara de pau, Renan, aquele cara Pauderney que agora virou herói. Um cara mais corrupto que aquele não existe, Pauderney Avelino — disse Machado.

— Pauderney Avelino — disse Renan, repetindo apenas o nome do parlamentar e acrescentando: — Mendocinha. Neste momento, Machado cita dois parlamentares do DEM.

— Mendocinha, todo mundo pô? Que *** é essa querer ser agora o dono da verdade? O Zé (Zé Agripino) é outro que pode ser parceiro, não é possível que ele vá fazer maluquice — disse o expresidente da Transpetro.

Rodrigo Janot não quis se manifestar. Já o líder do DEM, Pauderney Avelino, disse que a citação de seu nome por Sérgio Machado é fruto de "total desespero" e que vai interpelar judicialmente o ex-presidente da Transpetro, que nas gravações o chamou de "corrupto". Ele disse que sempre defendeu as investigações da Lava-Jato e que continuará a fazê-lo.

— O Sérgio Machado é um ser desprezível! Não sou da turma dele e essas declarações são fruto de um total desespero. Vou interpelá-lo judicialmente — disse Pauderney.

 

SENADOR CRITICA EX-PRESIDENTE DA TRANSPETRO

O senador Agripino disse que nunca tratou de Lava-Jato com Renan ou Machado.

— Afirmo que nunca tive nenhuma conversa com Renan Calheiros nem com Sérgio Machado em que o assunto Lava-Jato tenha sido sequer mencionado. A menção ao meu nome não faz o menor sentido uma vez que eu e o meu partido sempre defendemos e continuaremos a defender as investigações conduzidas pela operação — disse Agripino.

Já o PSDB reafirmou, em nota, que “acionará Machado na Justiça pelas menções irresponsáveis feitas ao partido e a seus líderes”. Para o partido, “é inaceitável mais essa tentativa criminosa de lançar suspeitas sem provas em busca de conseguir benefícios de uma delação”. E acrescenta: “as gravações mostram frases ensaiadas, ditas deliberadamente por Machado com a clara intenção de criar constrangimentos ao partido.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse, em nota, que a gravação comprova que sua atuação como líder oposicionista ao governo do PT incomodou. O ministro disse que seu papel nunca foi de dono da verdade, como diz o ex-presidente da Transpetro, mas de fiscalizar e apontar irregularidades. Rodrigo Janot não quis se manifestar.

 

Legenda da foto de André Coelho: Alvo. Rodrigo Janot, procurador-geral da República, é criticado porRenan Calheiros e Sérgio Machado em gravação