Título: O futuro é ali perto
Autor: Almeida Jr., Ataide de
Fonte: Correio Braziliense, 27/10/2011, Economia, p. 23

Em Santo Antônio do Descoberto, o PNBL vai dar certo. Vanderlei Rigateri, presidente da WDC Networks, empresa especializada em tecnologia, foi ontem até a cidade para conferir como anda a implementação. É apenas o começo da Expedição WDC, que vai percorrer 25 mil quilômetros e visitar 100 cidades que serão beneficiadas com o projeto do governo. "Essa ação não pretende apenas ser técnica. Queremos ver em in loco a realidade. Reunir as pessoas para entender como está o mercado e, claro, como está o acesso à internet", explica Rigateri.

A surpresa dentro do carro veio a 5km da entrada da cidade: a internet do PNBL funcionava àquela distância. Para Rigateri, isso pode ser útil também para levar o acesso a regiões mais distantes, principalmente para fazendas. "A internet via rádio, por enquanto, é a mais viável e por isso foi uma das primeiras a ser escolhida. O 3G só pode ser utilizado pelas operadoras e o cabo ainda é muito caro", afirma.

Dentro da pick-up foi montado um centro tecnológico: quatro câmeras de alta definição, dois rádios que farão a análise do espectro, para medir a intensidade do sinal, além de um sistema capaz de identificar onde estão as torres de telefonia e como está o sinal do 3G das operadoras — que também estão firmando contratos com o governo para participar do PNBL. (AAJ)