O Estado de São Paulo, n. 44766, 11/05/2016. Política, p. A13

Moro rejeita denúncia contra Marcelo Odebrecht

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, rejeitou, pela primeira vez, uma denúncia contra Marcelo Odebrecht, já condenado a 19 anos e quatro meses de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.Segundo o juiz, não havia provas suficientes para tornar réus o dono da empreiteira e o executivo Cláudio Melo Filho.

A decisão de Moro foi tomada ontem ao aceitar denúncia contra o ex-senador Gim Argello (PTB-DF) e oito empreiteiros acusados de pagar propina para evitar convocação nas CPIs da Petrobrás no Senado e no Congresso, em 2014, cujas presidências foram exercidas pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).

Segundo o magistrado, “a parte da imputação relacionada ao pagamento de vantagem indevida pela Odebrechta Jorge Afonso Argello assenta-se em prova demasiadamente frágil”. Na denúncia contra Argello, o Ministério Público acusa 11 pessoas, sendo dois executivos da Odebrecht (Marcelo e Cláudio). Em relação a eles, a força-tarefa aponta a reunião de Argello com empresários, incluindo Cláudio Melo Filho, então da Odebrecht, relatada por um executivo da Andrade Gutierrez que fez delação premiada.

No encontro o então senador teria relatado aos empreiteiros sua preocupação de que as CPIs prejudicassem as empresas. Para Moro, “apesar do teor estranho da conversa”, o delator disse que na ocasião não houve pedido de doação eleitoral, o que teria ocorrido em outro encontro, sem a presença de executivos da Odebrecht. / MATEUS COUTINHO, JULIA AFFONSO e RICARDO BRANDT