Correio braziliense, n. 19359, 27/05/2016. Política, p. 2

ATAQUES A JANOT

CRISE NA REPÚBLICA » Em conversas gravadas, Renan e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado criticam o procurador-geral
Por: JOÃO VALADARES

JOÃO VALADARES

 

As revelações das conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado continuam estremecendo a cúpula do PMDB, partido do presidente interino da República, Michel Temer. Em mais uma gravação, Machado e o Presidente do SenadoRenan Calheiros (PMDB-AL), descontentes com os rumos da Operação Lava-Jato, que desarticulou um esquema bilionário de corrupção na Petrobras, chamam o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de mau-caráter.

No diálogo, Machado afirma: “Agora, esse Janot, Renan, é o maior mau-caráter da face da terra”. O peemedebista completa: “Mau-caráter. Mau-caráter. E faz tudo que essa força-tarefa (da Operação Lava-Jato) quer”. A conversa, gravada sem conhecimento do político alagoano, segue e Machado afirma que Janot que ser herói. “É, ela não manda. E ele é mau-caráter. E ele quer sair como herói. E tem que se encontrar uma fórmula de dar um chega pra lá nessa negociação ampla pra poder segurar esse pessoal (Operação Lava-Jato). Eles estão se achando o dono do mundo”, afirma. Renan concorda. “Dono do mundo”, atesta Renan. O diálogo foi revelado, na madrugada de ontem, pela Rede Globo.

Em outra gravação, Renan Calheiros indica ao ex-presidente da República José Sarney o advogado Eduardo Ferrão numa estratégia para tentar influenciar o ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki, relator da Lava-Jato na Corte, a barrar procedimentos relativos à operação.

No trecho revelado da conversa entre os três, Sarney diz para Machado: “O Renan me fez uma lembrança que pode substituir o César. O Ferrão é muito amigo do Teori”. O Presidente do Senado faz um alerta em seguida. “Tem que ser uma coisa muito confidencial, Sérgio. Só entre nós e o Ferrão.”

Em outra parte da gravação, Renan conversa com um interlocutor identificado apenas como Vandenberg sobre o processo de cassação do ex-senador Delcídio do Amaral, que chegou a ser preso na Lava-Jato por obstrução de Justiça. O diálogo foi gravado em 24 de março, quando Delcídio ainda tentava se livrar da cassação no Conselho de Ética do Senado.

“O que ele (Delcídio) tem que fazer? Fazer uma carta, submeter a várias pessoas, fazer uma coisa humilde. Que já pagou um preço pelo que fez, foi preso tantos dias. Família pagou. A mulher pagou”, diz Renan. O interlocutor responde: “Ele (Delcídio) só vai entregar à comissão, fazer essa carta e vai embora.” O Presidente do Senadocontinua o diálogo. “Conselho de Ética. Falei agora com o João (João Alberto, presidente do Conselho de Ética). O João, ele fica lá ouvindo os caras. O Conselho de Ética não tem elementos para levar processo adiante. Também é ruim dizer que não vai levar o processo adiante. Então, o Conselho de Ética tem que requerer diligências, requisição de peças e, enquanto isso não chegar fica lá parado”, assegura o peemedebista. Vandenberg retruca. “(João Alberto) vai colocar em votação e vai ter uma derrota antecipada”, responde.

Nas gravações, divulgadas ontem pela Rede Globo, o nome do presidente do PSDB, senador Aécio Neves, é citado mais uma vez. Desta vez, Machado, em conversa com Renan, diz que o mineiro é “o cara mais vulnerável do mundo”. Renan concorda com um “é”.

O ex-presidente da Transpetro também faz referências ao ministro interino da Educação, Mendonça Filho, e ao líder do DEM na Câmara, Pauderney Avelino. Os dois são chamados de corruptos. “O Aécio é vulnerabilíssimo. Vulnerabilíssimo. Há muito tempo! Como é que você tem cara de pau Renan, aquele cara Pauderney (Avelino, líder do DEM na Câmara) que agora virou herói. Um cara mais corrupto que aquele não existe, Pauderney Avelino”, diz Machado.

Renan completa: “Pauderney Avelino, Mendoncinha (Mendonça Filho)”. Logo depois, Machado dá sequência ao tema. “Mendoncinha (Mendonça Filho), todo mundo pô? Que merda é essa querer ser agora dono da verdade? O Zé (José Agripino, senador e presidente do DEM) é outro que pode ser parceiro, não é possível que ele vá fazer maluquice.”

O Presidente do Senado afirma que vai incluir o Agripino nas conversas. “O Zé nós combinamos de botá-lo na roda. Eu disse ao Aécio e ao Serra que no próximo encontro que a gente tiver tem que botar o Zé Agripino e o Fernando Bezerra. Eu acho.”

 

Respostas

Em nota oficial, divulgada na manhã de ontem, Renan Calheiros repetiu que não tentou atrapalhar a Lava-Jato. “O senador Renan Calheiros reitera que não tomou nenhuma iniciativa ou fez gestões para dificultar ou obstruir as investigações da Operação Lava Jato, até porque elas são intocáveis e, por essa razão, não adianta o desespero de nenhum delator”, afirmou. Avelino declarou que nunca dialogou com Machado e também não indicou nenhum nome para diretoria da Petrobras ou qualquer outra estatal. Mendonça Filho ressaltou que os diálogos deixam evidente que ele não está envolvido em esquemas de corrupção e que nunca teve papel de “dono da verdade”. Fernando Bezerra Coelho não comentou por desconhecer o conteúdo da gravação. O PSDB, por meio de nota, comunicou que vai acionar Machado na Justiça e que “é inaceitável essa reiterada tentativa de acusar sem provas em busca de conseguir benefícios de uma delação premiada.”

“O senador Renan Calheiros reitera que não tomou nenhuma iniciativa ou fez gestões para dificultar ou obstruir as investigações da Operação Lava Jato, até porque elas são intocáveis e, por essa razão, não adianta o desespero de nenhum delator”

Nota divulgada pela Presidência do Senado

 

Trechos das gravações

Confira partes das conversas gravadas por Sérgio Machado

 

Machado: Agora esse Janot, Renan, é o maior mau-caráter da face da terra.

Renan: Mau-caráter! Mau-caráter! E faz tudo que essa força-tarefa (Lava-Jato) quer.

Machado: É, ele não manda. E ele é mau-caráter. E ele quer sair como herói. E tem que se encontrar uma fórmula de dar um chega pra lá nessa negociação ampla pra poder segurar esse pessoal (Lava-Jato). Eles estão se achando o dono do mundo.

Renan: Dono do mundo.

 

Renan: O que ele (Delcídio) tem que fazer... Fazer uma carta, submeter a várias pessoas, fazer uma coisa humilde... Que já pagou um preço pelo que fez, foi preso tantos dias... Família pagou...

A mulher pagou...

Vandenberg: Ele (Delcídio) só vai entregar à comissão, fazer essa carta e vai embora.

Renan: Conselho de Ética. Falei agora com o João (João Alberto, presidente do Conselho de Ética). O João, ele fica lá ouvindo os caras... O Conselho de Ética não tem elementos para levar processo adiante. Também é ruim dizer que não vai levar o processo adiante. Então, o Conselho de Ética tem que requerer diligências requisição de peças e enquanto isso não chegar fica lá parado...

Vandenberg: (João Alberto) vai colocar em votação e vai ter uma derrota antecipada...

 

Machado: E o PSDB pensava que não (seria atingido pela operação), mas o Aécio agora sabe. O Aécio, Renan, é o cara mais vulnerável do mundo.

Renan: É.

 

Machado: O Aécio é vulnerabilíssimo. Vulnerabilíssimo. Há muito tempo! Como é que você tem cara de pau Renan, aquele cara Pauderney (Avelino, líder do DEM na Câmara) que agora virou herói. Um cara mais corrupto que aquele não existe, Pauderney Avelino.

Renan: Pauderney Avelino, Mendoncinha (Mendonça Filho).

Machado: Mendoncinha (Mendonça Filho), todo mundo pô? Que merda é essa querer ser agora dono da verdade? O Zé (Zé Agripino) é outro que pode ser parceiro, não é possível que ele vá fazer maluquice.

Renan: O Zé nós combinamos de botá-lo na roda. Eu disse ao Aécio e ao Serra. Que no próximo encontro que a gente tiver tem que botar o Zé Agripino e o Fernando Bezerra. Eu acho.