Título: Plano europeu em novembro
Autor: Braga, Gustavo Henrique
Fonte: Correio Braziliense, 11/10/2011, Economia, p. 9

Em conversa por telefone, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, garantiu ao seu colega norte-americano, Barack Obama, que a União Europeia vai definir um plano para resolver a crise da dívida antes do encontro de cúpula do G-20 (grupo das 20 maiores economias do mundo), na primeira semana de novembro. O contato foi iniciativa de Obama, que apoiou a estratégia dos governos francês e alemão para solucionar os problemas fiscais de países como Grécia e Itália, que já afetam os balanços de instituições financeiras.

Segundo comunicado do gabinete de Sarkozy, Obama "deu pleno apoio à estratégia definida por França e Alemanha para alcançar uma solução global que permita restabelecer a estabilidade financeira na Zona do Euro". Ainda de acordo com o texto, os dois presidentes decidiram permanecer em contato durante as próximas semanas com vistas à cúpula do G-20, que será em Cannes, no sudeste francês. No domingo, após uma reunião em Berlim, Sarkozy e a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, prometeram respostas "rápidas", mas não entraram em detalhes.

"Os governos de Alemanha e França estão convencidos de que será uma contribuição para a Zona do Euro obter de volta a confiança e a capacidade de agir. E eu digo contribuição, não a cura milagrosa que todos estão pedindo", disse o porta-voz da chanceler alemã, Steffen Seibert, reduzindo as expectativas. O primeiro sinal de reação foi o socorro ao Banco Dexia. A operação deu o controle do banco ao governo belga, a um custo de 4 bilhões de euros, criou uma estrutura francesa de financiamento e separou a parte "podre" da instituição.