Título: Definição de juros básicos
Autor: Braga, Gustavo Henrique
Fonte: Correio Braziliense, 11/10/2011, Economia, p. 9

Os estudos de Thomas Sargent e Christopher Sims, ambos de 68 anos, tratam da correlação entre os efeitos da política econômica no mercado e vice-versa. Eles desenvolveram um modelo para identificar e quantificar como as expectativas do setor privado afetam as decisões do governo em relação a salários, investimentos e despesas.

Ao mesmo tempo, o método considera a magnitude em que as medidas são influenciadas por essas previsões. A aplicação da fórmula torna possível verificar, em simulações, eventuais consequências de iniciativas oficiais. A teoria é usada por bancos centrais de todo o mundo para definir a taxa básica de juros.

O trabalho de Sargent teve foco nos aspectos estruturais da economia. Ele analisou o exemplo da Segunda Guerra Mundial, quando muitos países adotaram uma política de elevada inflação, mas, aos poucos, introduziram mudanças sistemáticas que reverteram o quadro para uma baixa inflação. Sims, por sua vez, desenvolveu um método para analisar mudanças temporárias na economia com base nos efeitos das variações da taxa de juros.