Título: R$ 2 bilhões ao etanol
Autor: Ribas, Silvio
Fonte: Correio Braziliense, 11/10/2011, Economia, p. 11

O governo deve liberar R$ 2 bilhões em financiamentos para estimular projetos de estocagem de etanol, em uma tentativa de evitar a escassez do combustível em períodos de entressafra. A intenção é reduzir o impacto — entre dezembro e março — dos picos de preço observados nos últimos dois anos. A concessão será autorizada por medida provisória e pode ser publicada ainda esta semana, segundo a agência Reuters.

Os recursos para a linha de crédito devem ser administrados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Banco do Brasil. As condições dos empréstimos serão regulamentadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Outra medida provisória que está em estudo pelo governo prevê a desoneração da cadeia de processamento de álcool, como forma de estimular a produção e, consequentemente, garantir um abastecimento mais regular do mercado consumidor.

Mistura No início deste mês, entrou em vigor a redução de 25% para 20% da mistura obrigatória do etanol na gasolina, que também visa aliviar a pressão sobre a demanda do produto. O volume de combustível renovável, pela legislação atual, pode ser reduzido até 18%. A diminuição, segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, foi feita porque o governo estima que a safra 2012/2013 seja semelhante à anterior, prejudicada pelo clima desfavorável e pelos altos preços do açúcar no mercado externo. O envelhecimento do canavial brasileiro, resultado da falta de investimentos no plantio, também prejudicou o rendimento da última colheita.