Correio braziliense, n. 19360, 28/05/2016. Política, p. 3

PF terá delegacia da mulher

Diante do caso da adolescente estuprada no Rio, Temer anuncia criação de departamento para combater a violência de gênero

 

A repercussão do caso de uma jovem de 16 anos que foi violentada por 33 homens no Rio de Janeiro levou o Palácio do Planalto a reagir. O presidente em exercício, Michel Temer, disse ontem, em nota, que repudia “com a mais absoluta veemência o estupro da adolescente”. O peemedebista prometeu ainda criar um departamento na Polícia Federal para combater a violência contra a mulher. “Vamos criar um departamento na Polícia Federal tal como fiz com a delegacia da mulher na Secretaria de Segurança Pública do governo (Franco) Montoro, em São Paulo. Ela vai agrupar informações estaduais e coordenar ações em todo país”, disse Temer. Na reforma ministerial, o presidente em exercício extinguiu o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.

Temer confirmou que o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, já convocou reunião com os secretários de segurança pública de todo país, para a próxima nesta terça-feira. “É um absurdo que em pleno século 21 tenhamos que conviver com crimes bárbaros como esse”, escreveu Temer. O caso do estupro coletivo da jovem de 16 anos gerou revolta nas redes sociais depois que um dos agressores divulgou um vídeo com imagens da menina.

Depois de um dia de silêncio, o primeiro a se manifestar sobre o caso no governo foi o ministro da Justiça que divulgou nota informando sobre a reunião e também repudiando o ato criminoso. “O estupro representa a maior violência à dignidade da mulher e deve ser duramente reprimido”, afirmou Moraes. Segundo interlocutores do presidente, Temer estuda antecipar o seu retorno a Brasília. Na quarta-feira, ele embarcou para São Paulo para encontrar a família e passar o feriado prolongado. Para evitar que novos protestos ocorram na porta de sua casa na capital paulista e atendendo a um pedido da família, Temer escolheu um “refúgio” e o local de seu descanso não foi divulgado.

 

Homicídios

À tarde, o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, colocou a Polícia Federal à disposição das investigações sobre o caso da adolescente de 16 anos, depois de uma reunião com o secretário estadual de Segurança Pública fluminense, José Mariano Beltrame, que reafirmou as condições de a Polícia Civil elucidar o caso. “A polícia do Rio de Janeiro tem condições de elucidar esse evento”, afirmou Beltrame. “Só posso dizer que vamos buscar as pessoas que cometeram essa atrocidade”, garantiu o secretário de segurança do Rio. O ministro demonstrou confiança no trabalho da polícia fluminense.

Moraes informou ainda que os detalhes sobre como será o trabalho do futuro departamento da Polícia Federal para cuidar de crimes contra a mulher serão anunciados após uma reunião conjunta com todos os secretários de segurança pública, na terça-feira. A ideia é trabalhar coordenando informações. “A violência contra a mulher é uma questão premente”, afirmou Moraes.

O ministro afirmou ainda que a reunião tratará também de forma de diminuir o número de homicídios no país. Segundo Moraes, além da violência contra a mulher, a quantidade de homicídios e o tráfico de armas são as questões mais importantes da segurança pública atualmente.

 

Frases

“O estupro representa a maior violência à dignidade da mulher e deve ser duramente reprimido”

Alexandre de Moraes, ministro da Justiça

 

“A polícia do Rio de Janeiro tem condições de elucidar esse evento. Só posso dizer que vamos buscar as pessoas que cometeram essa atrocidade”

José Maria Beltrame, secretário de Segurança Pública do Rio