Título: Inaugurada unidade infantil
Autor: Machado, Roberta
Fonte: Correio Braziliense, 11/10/2011, Cidades, p. 25

O Governo do Distrito Federal inaugurou na manhã de ontem o Pronto Atendimento Infantil do Hospital Regional do Gama (HRG). A ala, orçada em R$ 1,1 milhão, é fruto de uma parceria com o Ministério da Saúde e foi concluída após 10 meses de reforma em uma área do antigo pronto-socorro da unidade. Estima-se que, a partir de hoje, a nova unidade infantil receba 5 mil pacientes por mês. No evento, ainda foram anunciadas a construção de três hospitais e melhorias na estrutura de duas unidades de saúde.

O novo pronto-socorro conta com 15 leitos, três consultórios e salas de isolamento, nebulização e reidratação. O GDF espera que a ala seja modelo nacional ao colocar em prática os critérios estipulados pela Política Nacional de Humanização (PNH), do Ministério da Saúde. O modelo segue o acolhimento com classificação de risco, que dá prioridade aos pacientes em situação mais grave, e não à ordem de chegada. "Às vezes, os hospitais sofrem com casos muito simples, que não precisam de atendimento no pronto atendimento. Vamos mudar essa cultura com esclarecimento. No futuro, teremos carros para levar os pacientes dos hospitais para as UPAs", prometeu o governador Agnelo Queiroz. A política deve começar a funcionar no HRG em um mês, e, depois, será implementada em toda a rede pública do DF.

Durante a inauguração, o secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa, ainda anunciou que a pasta obteve a autorização para iniciar o projeto de contratação das parcerias público-privadas na construção de hospitais. Segundo o secretário, o decreto — ainda não publicado no Diário Oficial do DF — prevê hospitais no Gama, em São Sebastião e no Recanto das Emas, além da ampliação do Hospital Regional de Taguatinga e da criação do bloco de trauma no Hospital de Base. Depois de publicada a autorização, ainda deve ser feito um relatório técnico antes de ser concluída a licitação do processo. "Acredito que, dependendo desses estudos, em seis meses o projeto está pronto para ser licitado", afirmou Barbosa.

Como revelado, em junho, com exclusividade, o Hospital Regional do Gama deve ser desativado depois da conclusão da nova unidade de saúde da cidade. O novo centro de trauma do Hospital de Base terá 12 andares e 500 leitos, a serem construídos no estacionamento do prédio principal, em atendimento às exigências feitas pela organização da Copa do Mundo. A previsão é que cada unidade custe, em média, R$ 300 milhões.