Título: De olho em 2014
Autor: Rothenburg, Denise; Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Correio Braziliense, 15/10/2011, Política, p. 2

Um dos fatores que tem dificultado os acordos para a eleição municipal de 2012 é que todos querem se posicionar de forma a ficar bem para 2014. Em Minas Gerais, por exemplo, as dificuldades residem no fato de dois dos principais partidos da base do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, terem projetos diferentes para a eleição estadual. PT e PSDB serão adversários em 2014 tanto no plano estadual quanto federal. Por isso, parte dos petistas tem dito que só fechará com Lacerda se o

PSDB não estiver na chapa. Além disso, querem a garantia de que Aécio Neves terá participação bem inferior na campanha, pontos que nesta altura do campeonato ninguém pode garantir.

O próprio PSB de Lacerda não dá ao PT a certeza de uma coligação nem estadual, nem presidencial, o que se transforma em mais um ponto que atrapalha os acordos. E as incertezas aumentaram, especialmente, depois da transferência do domicílio eleitoral de Fernando Bezerra Coelho de Petrolina (PE) para Recife. Ninguém tem dúvidas de que essas alianças terminarão por transformar a eleição municipal num salto no escuro para muitos. E falta, em todas essas equações, uma variável fundamental: o eleitor. (DR)