Título: AeroSenado para a mulher de Renan
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 15/10/2011, Política, p. 4

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) usou sua cota de passagens como parlamentar para comprar um bilhete aéreo para sua mulher, Verônica Calheiros, em viagem que o casal fez no mês passado para Porto Alegre. Em 26 de agosto, foram adquiridas com a verba indenizatória do Senado três bilhetes: as viagens de ida e volta entre Brasília e a capital gaúcha para o senador e o trecho de volta para Verônica. Após ser procurado pelo Correio, Calheiros atribuiu o uso indevido a um erro e devolveu o valor da passagem de sua mulher aos cofres da Casa.

O casal Calheiros ficou 10 dias, entre 31 de agosto e 11 de setembro, em Gramado, na serra gaúcha. Ontem, a assessoria de imprensa do senador encaminhou ao Correio um extrato bancário mostrando que Calheiros havia transferido, minutos antes, os R$ 460 referentes ao bilhete de Verônica pago pelo Senado. De acordo com o senador, um dos funcionários encarregados de digitar o pedido de ressarcimento das passagens usadas pelo parlamentar teria errado ao incluir o bilhete usado por Verônica. "Eu pago sempre à parte a passagem dela. Foi um erro do pessoal do gabinete", afirmou Calheiros. A assessoria do peemedebista afirmou que também vai procurar saber por que o Senado fez o pagamento sem ter em mãos a cópia da passagem aérea, conforme consta do regimento.

Calheiros disse ao Correio que foi a Gramado para uma avaliação médica. O motivo da viagem, porém, também contraria o regimento interno do Senado. Após sucessivas denúncias de uso irregular do benefício por parte de deputados e senadores, o uso da cota de bilhetes aéreos a que cada parlamentar tem direito foi regulamentado por um ato da Comissão Diretora do Senado, em 2009, e detalhado por ato do primeiro-secretário, em 3 de junho passado. A Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar dos Senadores (Ceaps), como o próprio nome diz, deveria ser usada apenas para eventos relacionados ao trabalho legislativo.

Segundo o texto de junho, o total da verba de transporte aéreo deveria corresponder apenas aos trechos de ida e volta entre Brasília e a capital do estado de origem do parlamentar, sem ultrapassar o limite de cinco trechos. "Não serão objeto de ressarcimento os pagamentos efetuados a pessoa física", diz o regimento. O valor usado para seu próprio deslocamento entre Porto Alegre e Brasília — R$ 1.998,66 — não foi devolvido pelo senador.

Família Não foi a primeira vez que Calheiros usou a verba indenizatória para pagar passagens de familiares. Em 2007, além de Verônica, os filhos do casal, Renan Calheiros Filho, Rodolfo Rodrigues Calheiros e Rodrigo Rodrigues Calheiros, usaram a cota do pai para viajar pelo Brasil.