Título: Mendes Ribeiro passa por cirurgia
Autor: Decat, Erich
Fonte: Correio Braziliense, 15/10/2011, Política, p. 9

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro, realiza hoje cirurgia para retirada de um tumor no cérebro. O problema foi detectado há um mês após o ministro realizar uma série de exames. O ministro iniciou procedimento preparatório ontem, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Segundo nota do ministério, a previsão é de que ele tenha alta em quatro dias e fique afastado por mais 10 dias das atividades como ministro. No lugar dele, assume interinamente, o secretário executivo da pasta, José Carlos Vaz.

Esta não será a primeira vez que Mendes realiza uma cirurgia desse tipo. Há cinco anos, ele ficou entre a vida e a morte quando retirou parte de um tumor benigno do cérebro. Nessa sexta-feira, Mendes participou de uma série de atividades ao lado da presidente Dilma Rousseff no Rio Grande do Sul. Na parte da manhã, foi à cerimônia de lançamento do Plano Brasil sem Miséria, em Porto Alegre.

Após almoçar com governadores da região Sul, na sede do governo gaúcho, marcou presença no evento em que a presidente anunciou investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana na região. O embarque para São Paulo ocorreu no final da tarde, às 17h. Segundo a assessoria do ministro, durante à noite ele encontrava-se lúcido e tranquilo.

Quinto mandato Advogado de formação, Mendes foi eleito para o quinto mandato consecutivo de deputado pelo PMDB do Rio Grande do Sul e tomou posse no ministério em agosto deste ano. A nomeação veio depois de o ex-ministro Wagner Rossi pedir demissão em razão de uma série de denúncias de irregularidades na pasta, incluindo a utilização de um jatinho, pertencente a uma empresa com contratos firmados com o ministério. Antes de assumir como ministro, ele foi indicado por Dilma para assumir a liderança do governo no Congresso Nacional, em negociação que durou praticamente todo o primeiro semestre.

No Congresso, Mendes foi presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização em 2009.