Correio braziliense, n. 19344, 12/05/2016. Política, p. 4

Os contornos da nova Esplanada

Temer prepara extinção de 10 dos 31 ministérios. Diário Oficial publicará nomeação do gabinete e exoneração de assessores de Dilma. Ministros devem ser empossados hoje

Por: Julia Chaib, Paulo de Tarso Lyra e Rosana Hessel

 

A poucas horas depois da notificação da presidente Dilma Rousseff sobre o resultado da votação do impeachment, poderá ser consolidada a nova dança das cadeiras na Esplanada dos Ministérios. Logo após assumir, Michel Temer nomeará, na tarde de hoje, o seu novo time de ministros, em uma edição extra do Diário Oficial. Uma das primeiras providências a serem tomadas pelo peemedebista será o corte do número de pastas: pelo menos 10 dos 31 ministérios serão extintos.

O Diário Oficial deve publicar, também hoje, a exoneração dos ministros de Dilma. Apenas dois continuam em seus cargos: o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, que deverá permanecer na função até a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em junho; e o ministro do Esporte, Ricardo Leyser Gonçalves, que cuida da coordenação dos Jogos Olímpicos, de acordo com fontes palacianas. O deputado federal Leonardo Picciani (PMDB-RJ) é cotado para assumir a pasta nos próximos meses. Os outros ministros sairão e serão substituídos. De acordo com o presidente do PMDB, senador Romero Jucá (RR), a posse dos novos ministros deve ocorrer ainda nesta tarde. “Não se pode deixar um vácuo no poder”, justificou.

A definição dos nomes foi marcada por uma série de vai e vens e por muitas sondagens. A ideia inicial, de construir um “ministério de notáveis”, ainda não se traduz no mapa de nomes formado. As oscilações prosseguem. Ontem, Temer recuou em uma das pastas. O deputado Newton Cardoso Jr. (PMDB-MG), cotado para assumir a Defesa, acabou descartado, após forte reação negativa de militares. Newton tem menos de 40 anos e é deputado de primeira viagem. No lugar dele, pode ocupar a pasta o deputado Raul Jungmann (PPS-PE).

 

Agricultura

Também ontem, o senador mato-grossense Blairo Maggi, cotado para assumir a pasta da Agricultura, trocou o Partido da República (PR) pelo Partido Progressista (PP). O ruralista foi convidado pelo presidente do partido, Ciro Nogueira, para assumir o Ministério, na última semana. Maggi prometeu manter os trabalhos realizados pela pasta. “Kátia Abreu fez avanços no ministério, e espero aproveitar todos. Não podemos achar que vamos construir uma casa a partir do telhado. Todas as casas têm base, meio e fim”, afirmou, ao citar a ministra do governo Dilma Rousseff. Na noite de ontem, o deputado Mendonça Filho (DEM-PE) foi confirmado ministro da Educação.

Outro nome certo é o do ex-ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) para o Ministério do Turismo. A pasta de Indústria e Comércio Exterior será liderada por um político indicado pelo PRB. O deputado federal Ronaldo Nogueira (PTB-RS) assumirá o Ministério do Trabalho. Perderão o status de ministério a Advocacia-Geral da União, o Banco Central, a Secretaria de Comunicação Social e chefia de Gabinete da Presidência.

Outras pastas serão infladas. O Ministério da Fazenda, por exemplo, agregará o Ministério da Previdência. A mudança soou bem aos ouvidos do mercado. “Passa a ideia de seriedade por parte de Henrique Meirelles para fazer a reforma da previdência”, disse um analista do mercado financeiro. Os nomes de Meirelles, para a Fazenda; e de Ilan Goldfajn, para o Banco Central,  aliados ao de Mansueto Almeida para o Tesouro Nacional, agradaram à área. O Ministério da Justiça ganhará o nome de Ministério da Justiça e Cidadania e passará a agregar o Ministério das Mulheres, Direitos Humanos e Igualdade Racial. O Ministério Social incorporará os Ministérios do Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Agrário. O Ministério da Cultura será integrado ao da Educação. Temer pretende, mesmo assim, dar peso à área.

 

Cortes de comissionados

Após a aprovação no Senado, o processo de impeachment voltará à comissão especial da Casa para a fase de instrução processual. Novas audiências serão realizadas. Defesa e acusação serão ouvidas. O colegiado manterá os membros. O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) continuará presidente e o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) relator. O presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, assume a presidência do processo. A tendência é que o colegiado conclua os trabalhos com peça de acusação que precisa ser aprovada pelos membros da comissão para, em seguida, ser apreciada no plenário do Senado.

 

Definições e dúvidas

 

Como ficará o novo gabinete ministerial

Casa Civil

Eliseu Padilha (PMDB-RS)

 

Secretaria de Governo

Geddel Vieira Lima (PMDB-BA)

 

Secretaria especial para investimentos ligado a Presidência

Moreira Franco

 

Relações Exteriores

José Serra (PSDB-SP)

 

Fazenda

Henrique Meirelles

 

Banco Central

Ilan Goldfajn

 

Agricultura

Blairo Maggi (PP-MT)

 

Planejamento

Romero Jucá (PMDB-RR)

 

Justiça e Cidadania

Alexandre de Moraes (PSDB-SP)

 

Saúde

Ricardo Barros (PP-PR) — Cotado

 

Ciência, Tecnologia e Inovação e Comunicações

Gilberto Kassab (PSD-SP)

 

Educação e Cultura

Mendonça Filho (DEM-PE)

 

Cidades

Bruno Araújo (PSDB-PE)

 

Social

Osmar Terra (PMDB-RS)

 

Transportes, Portos e Aviação Civil

Maurício Quintella Lessa (PR-AL)

 

Meio Ambiente

Sarney Filho (PV-MA)

 

Integração Nacional

Fernando Bezerra Filho (PSB-PE) — Cotado

Turismo

Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN)

 

Trabalho

Ronaldo Nogueira (PTB-RS)

 

 

Indefinidos

 

Defesa

Raul Jungmann (PPS-PE) — Cotado

 

Indústria e Comércio Exterior

Nome sairá de indicação do PRB

 

Esporte

O atual ministro Ricardo Leyser Gonçalves continua para coordenar o preparativo das Olimpíadas. Depois, assume Leonardo Picciani (PMDB-RJ)

 

Minas e Energia

Nome deverá sair da bancada do PMDB no Senado

 

Transparência

Indefinido

 

Perdem status de Ministério

» Advocacia-Geral da União

» Banco Central

» Secretaria de Comunicação Social

» Chefia de Gabinete da Presidência

» Ministério da Previdência Social

» Ministério das Mulheres

» Ministério da Igualdade Racial e Direitos Humanos

» Ministério do Desenvolvimento Social

» Ministério do Desenvolvimento Agrário

 

Incorporações

» O Ministério da Fazenda incorpora o da Previdência Social

» O Ministério da Justiça incorpora o Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos

» O Ministério Social incorpora os Ministérios do Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Agrário

» O Ministério da Cultura será integrado ao da Educação

Senadores relacionados:

Órgãos relacionados: