Título: Polícia prende 50 em protestos antibancos
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 15/10/2011, Economia, p. 16

Integrantes de movimento contra Wall Street ocupam praças em cidades norte-americanas

Nova York — Cerca de 50 pessoas foram presas ontem nos Estados Unidos em ações da polícia para dispersar protestos contra o sistema financeiro e em apoio ao movimento anti-Wall Street de Nova York, informaram ontem fontes policiais. Em três cidades da região oeste — Denver, San Diego e Seattle — 34 pessoas foram detidas por se opor ao desmonte de acampamentos do movimento anticapitalista que se difundiu por todo o país. Em Nova York, 14 manifestantes ficaram sob a custódia da polícia.

As forças de segurança prenderam 23 pessoas em Denver durante uma operação para desajolar os manifestantes instalados em um parque em frente ao Capitólio, no centro da cidade, e permitir tarefas de limpeza. Segundo o canal de notícias Fox, houve breves confrontos e empurrões entre os ativistas e a polícia, mas a ação não deixou feridos.

Em Seattle, dez pessoas foram presas entre a noite de quinta-feira e a manhã de sexta na praça central Westlake Park "por desobedecer as ordens de retirada dos oficiais", informou o Departamento de Polícia. A ação policial "não foi violenta, a energia em Westlake é grande, mas pacífica", escreveu o movimento Occupy Seattle em seu site na internet.

Em San Diego, foi preso um homem que se negava a deixar o acampamento instalado perto da prefeitura, informou Boyd Long, do Departamento de Polícia dessa cidade do sudoeste da Califórnia. A polícia de San Diego havia dado na quinta-feira um ultimato aos manifestantes — que estavam há uma semana acampados no local — para que retirassem antes da meia-noite suas "propriedades pessoais não autorizadas". Na manhã de sexta-feira, a polícia já tinha desmontado toda a ocupação e não houve relato de confrontos, apesar de muitas pessoas continuarem portando cartazes no local.

Paralelamente, os integrantes do movimento "Occupy Wall Street" (Ocupar Wall Street) de Nova York conseguiram uma vitória temporária com a suspensão de uma ordem para abandonar a praça onde estão acampados. Mas as autoridades intervieram quando um grupo de manifestantes começou a marchar pela rua — no lugar de usar a calçada — e a polícia informou ter prendido 14 pessoas.