Contra Centrão, antiga oposição negocia com PT

Igor Gadelha

10/06/2016

 

 

Grupo comandado pelo PSDB busca apoio do adversário para afastar Cunha definitivamente

Partidos da antiga oposição à presidente afastada Dilma Rousseff, PSDB, DEM e PPS começaram a negociar uma união com os antigos adversários PT, PC do B e Rede por um objetivo comum: afastar, por definitivo, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara e realizar novas eleições na Casa. A articulação prevê ainda a discussão de um nome para disputar a sucessão do peemedebista contra o candidato apoiado por Cunha e que sairá do Centrão, grupo de 13 partidos comandado por PP, PR, PSD e PTB.

O diálogo entre os dois grupos foi aberto anteontem, 08. Como revelou a Coluna do Estadão, foram discutidas alternativas para provocar a realização de novas eleições internas. No encontro, a antiga oposição cobrou apoio dos petistas ao projeto que declara vago o cargo de presidente da Câmara.

De autoria do deputado Roberto Freire (PPS-SP), se aprovado, forçaria a realização de nova eleição, acabando com a presidência interina do deputado Waldir Maranhão (PP-MA). O maranhense assumiu o comando da Casa no início de maio, após o Supremo Tribunal Federal afastar Cunha.

Para aprovar o projeto, precisam de assinaturas de líderes que representem 257 deputados. Até agora, contudo, apenas PSDB, DEM, PPS e PSB apoiam a proposta. Juntos, os quatro partidos têm 119 parlamentares. A nova oposição - PT, PC do B, PDT e o deputado Silvio Costa (PT do B-PE) - soma 90 parlamentares.

‘Dúvida’. O PT, por ora, se recusa a assinar o pedido. “Tenho muita dúvida da real intenção deles”, afirmou o líder do partido, Afonso Florence (BA). Ele disse desconfiar de que a antiga oposição quer aprovar o projeto em um acordo para tirar Cunha da presidência da Câmara, mas o preservando do processo de cassação que tramita no Conselho de Ética da Casa.

A avaliação no PT e nos outros partidos adversários de Temer é que, por enquanto, pode ser mais favorável lidar com o presidente interino da Câmara. Embora seja aliado de Cunha e do Centrão, Maranhão votou contra o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff e é próximo de deputados do PT, PC do B e PDT, além de ser aliado do governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B).

A antiga oposição não aceita Maranhão. “O que está em questão é a normalidade da Casa. Não dá para Waldir Maranhão presidir”, afirmou o líder do PSDB, Antonio Imbassahy (BA). O tucano nega acordo para salvar Cunha. “A cassação de Cunha é consequência e, caso venha para o plenário, será inevitável”, disse.

Embora tenham tido divergências na primeira conversa, os dois grupos vão continuar as articulações. Nova reunião está marcada para a próxima semana./ COLABOROU DANIEL CARVALHO

GRUPOS

● A divisão na Câmara dos Deputados no governo do presidente em exercício Michel Temer

90

DEPUTADOS

Nova oposição

PT, PC do B, PDT e deputado

Silvio Costa (PT do B-PE)

● São favoráveis à cassação de Eduardo Cunha

● São contrários ao impeachment de Dilma

● Consideram o governo Michel Temer ilegítimo

Líderes

PT - Afonso Florence (BA)

PC do B - Daniel Almeida (BA)

PDT - Weverton Rocha (MA)

119

DEPUTADOS

Antiga oposição

PSDB, DEM, PPS e PSB

● São favoráveis à cassação de Eduardo Cunha

● Votaram a favor do impeachment de Dilma

● Fazem parte da base aliada de Michel Temer

Líderes

PSDB - Antonio Imbassahy (BA)

DEM - Pauderney Avelino (AM)

PPS - Rubens Buenos (PR)

PSB - Paulo Foletto (ES)

66

DEPUTADOS

PMDB

● São contra a cassação de Eduardo Cunha

● Votaram majoritariamente a favor do impeachment de Dilma

● Fazem parte da base aliada de Michel Temer, mas não integram o Centrão

Líder

Baleia Rossi (SP)

217

DEPUTADOS

Centrão

PP, PTB, PSD, PR, PRB, PSC,

PROS, SD, PHS, PTN, PSL, PEN e PT do B

● São contra a cassação de

Eduardo Cunha

● Votaram a favor do impeachment de Dilma

● Fazem parte da base aliada de Michel Temer

Líderes

PP - Aguinaldo Ribeiro (PB)

PSD - Rogério Rosso (DF)

PR - Aelton Freitas (MG)

PTB - Jovair Arantes (GO)

PRB - Márcio Marinho (SP)

PSC - Marco Feliciano (SP)

PHS - Givaldo Carimbão (AL)

PSL - Alfredo Kaefer (PR)

SD - Genecias Noronha (CE)

PTN - Renata Abreu (SP)

PEN - Júnior Marreca (MA)

PT do B - Luís Tibé (MG)