Raimundo Lira indicou equipe de técnicos

Julia Lindner e Isabela Bonfim

28/06/2016

 

 

A equipe responsável pela perícia contábil encomendada pela Comissão Especial do impeachment do Senado é composta por três técnicos da Casa concursados, indicados pelo presidente do colegiado, senador Raimundo Lira (PMDB-PB).

Fazem parte do grupo da perícia Diego Brandino Alves e João Henrique Pederiva, ambos consultores de Orçamento, e Fernando Álvares Leão Rincón, analista legislativo.

Escolhido para atuar como coordenador da equipe técnica, Diego Brandino Alves teve de deixar a função depois de ser acusado pela defesa da presidente afastada Dilma Rousseff de se manifestar contra ela em postagens feitas em redes sociais. Apesar do afastamento do posto de coordenação, o consultor de Orçamento acabou mantido como integrantes da junta pericial no Senado.

Análise interna. A realização de uma perícia internacional nos documentos da denúncia contra a presidente afastada foi proposta pela defesa de Dilma. Para evitar gastos, o presidente da comissão aceitou o pedido, desde que a análise fosse feita internamente.

Na época, a maioria dos integrantes da comissão rejeitou a proposta, que acabou sendo deferida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, responsável pelo processo de afastamento de Dilma no Senado.

O julgamento final que vai decidir sobre a perda de mandato da petista está previsto para acontecer até o fim de agosto no plenário do Senado, de acordo com o calendário aprovado na Comissão Especial do impeachment na Casa.