TSE ainda analisa contas de Campos e Marina

Isadora Peron

22/06/2016

 

 

Os novos fatos trazidos à tona pela Operação Turbulência, da Polícia Federal, devem ser considerados durante o julgamento da prestação de contas da campanha à Presidência de Eduardo Campos (PSB) e Marina Silva (Rede) em 2014. Os processos ainda estão sob análise do ministro Luiz Fux, do Tribunal Superior Eleitoral . O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, disse ao Estado que a corte está atenta à questão e vai analisar possíveis desdobramentos sobre os fatos trazidos pela investigação da PF.

Segundo informações de pessoas com trânsito no tribunal , mesmo que as contas dos dois estejam sendo analisadas separadamente, eventuais revelações  do caso podem ser incluídas na prestação de Marina.

Para que isso aconteça, basta que o Ministério Público Eleitoral ou algum partido entre com essa demanda no tribunal. Segundo um procurador que já atuou na esfera eleitoral, o fato de Marina ter feito viagens no jatinho durante a campanha já seria o suficiente para implicar a ex-ministra em desdobramentos das investigações da PF.

Um ano e oito meses após a eleição, o PSB não enviou ao TSE comprovantes da doação de horas de voo do Cessna. Um advogado do partido diz que isso não foi feito até agora porque a legenda nunca recebeu do órgão competente uma estimativa das horas voadas pela aeronave.

A princípio, toda prestação de contas deveria ter sido entregue em novembro de 2014. Ainda não há consenso sobre que pena poderia ser aplicada se as contas de Marina forem rejeitadas.