Título: Ataques recorrentes à imprensa
Autor: Luiz, Edson
Fonte: Correio Braziliense, 07/11/2011, Brasil, p. 6

O caso de maior repercussão de ataque a profissionais do jornalismo em comunidades do Rio de Janeiro é o do jornalista Tim Lopes. Em 2 de junho de 2002, ele foi à favela Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão (RJ), para finalizar uma reportagem sobre bailes funks. Tim Lopes tinha a denúncia de que, na festa, promovida por traficantes, havia consumo de drogas e sexo explícito — com aliciamento de meninas. O repórter foi ao local à paisana, com roupas simples — bermuda, camisa e sandálias — e uma microcâmera escondida dentro da pochete presa à cintura. Ele não voltou ao local marcado com o motorista da TV Globo e, uma semana depois, sua morte foi confirmada por meio da prisão de dois integrantes da quadrilha do traficante Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco. Segundo a investigação, os traficantes teriam feito um julgamento para decidir se matariam Tim Lopes. O corpo do jornalista foi esquartejado e queimado em pneus numa gruta, método conhecido como micro-ondas e usado por traficantes para matar policiais ou informantes, eliminando rastros que podem servir de provas.

Em 26 de novembro do ano passado, durante a ocupação policial no mesmo morro, o fotógrafo Paulo Brandão Whitaker, da agência de notícias Reuters, foi baleado durante um confronto entre policiais e traficantes. Ele estava dentro de um veículo, transmitindo fotos pelo computador, quando uma bala entrou pelo vidro e o acertou. "Procurei para ver se tinha sido atingido, mas não encontrei nada. Saí para fotografar um morador baleado que estava sendo carregado e, quando voltei para o carro, vi que meu braço estava melado de sangue", contou o fotógrafo na ocasião. Paulo Brandão Whitaker foi ferido no ombro.

Em 2005, a repórter da TV Bandeirantes Nadja Haddad também foi baleada durante um tiroteio no Morro da Dona Marta, em Botafogo. A bala atingiu a jornalista no ombro direito, cruzou o pulmão dela, que teve um dreno colocado no local, e saiu pelas costas.