PSOL pede ao MP para investigar Maranhão

03/06/2016

 

 

Partido tomou como base reportagem do GLOBO, que revelou fraude eleitoral

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) decidiu provocar o Ministério Público para que investigue o presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), por prática de conduta criminosa. Alencar cita reportagem publicada no último domingo pelo GLOBO que mostra que Maranhão cometeu fraude eleitoral na eleição de 2010, declarando como fonte de renda para a doação que fez à sua própria campanha para deputado federal a venda da casa que continua em seu nome e na qual mora com a mulher.

Chico Alencar também entrou com consulta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indagando se o fim do mandato gera mesmo o arquivamento do processo e se as provas colhidas, a despeito do arquivamento das referidas ações, são enviadas ao Ministério Público.

Segundo Alencar, a investigação do MP poderá dar elementos para sustentar uma representação contra Maranhão no Conselho de Ética da Casa.

— Como são fatos pregressos, a gente precisa de uma posição do TSE e a sinalização da PGR para, a partir disso, fazer a representação no conselho, evitando que ela pare logo na admissibilidade — disse Alencar, acrescentando que o fato afeta a Câmara inteira pela posição que Maranhão ocupa.

Na representação feita ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, Alencar inclui trechos da reportagem do GLOBO, que mostra que, apesar de ter dito que vendeu a casa em 2010, o imóvel continua sendo de Maranhão e foi informado pelo próprio na declaração de bens entregue à Justiça Eleitoral para concorrer às eleições de 2014.

 

 

O globo, n. 30251, 03/06/2016. País, p. 5.