Título: Teste para interlocutores da Copa
Autor: Campbell, Ullisses; Decat, Erich
Fonte: Correio Braziliense, 08/11/2011, Política, p. 7

São Paulo e Brasília — O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, recebeu ontem no fim da tarde o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, em uma prévia do encontro que reunirá as principais autoridades esportivas envolvidas na preparação da Copa do Mundo de 2014. A reunião durou cerca de uma hora. O primeiro encontro serviu para que Teixeira expusesse as atividades que vêm sendo desenvolvidas para a organização do evento.

Hoje, Teixeira participa de uma audiência pública na Câmara dos Deputados sobre o projeto da Lei Geral da Copa, ao lado do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke. Em pauta, estarão pontos polêmicos que viraram uma queda de braço entre o governo brasileiro e a entidade máxima do futebol. Fazem parte da lista a meia-entrada para estudantes e idosos, e a venda de bebidas alcoólicas nos estádios — proibida pelo Estatuto do torcedor. Os dois dirigentes ainda vão almoçar com Rebelo e o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS).

Fórum Vários deputados que participarão hoje da audiência pública sobre a Lei Geral da Copa encerraram ontem uma peregrinação pelas cidades sedes do Mundial. O Fórum Legislativo da Copa 2014 foi até à Assembleia Legislativa de São Paulo, para checar os preparativos feitos pela capital paulista. "Em algumas cidades, o andamento das obras ainda é uma preocupação. Mas todos os governantes garantem que até a abertura dos jogos tudo estará pronto", disse o deputado federal Romário (PSB-RJ), que também é vice-presidente da Comissão de Turismo da Câmara.

Organizado pela Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados em parceria com a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, o Fórum Legislativo da Copa 2014 fez a última das 12 vistas às cidades sedes. O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Márcio França, afirmou que a parte das obras para a Copa de responsabilidade do Estado já estão integralmente licitadas ou em obras. "A Copa em si não é o mais importante. O mais importante é o antes e o depois: os preparativos e a repercussão. Se esta for boa, poderemos incrementar o turismo no país, que ainda é muito pequeno", opinou.