Valor econômico, v. 17, n. 4021, 08/06/2016. Política, p. A8

Dilma mantém viagem a Campinas

Por: Estevão Taiar

 

A defesa da presidente afastada Dilma Rousseff protocolou ontem documento em que responsabiliza o governo interino e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) "por quaisquer situações que violem a segurança" da petista durante viagens pelo Brasil. Amanhã, Dilma tem viagem prevista para Campinas, onde deve participar de um encontro com intelectuais ligados à Unicamp. Na sexta-feira, deve ter agenda em Fortaleza.

O documento assinado por José Eduardo Cardozo, advogado de Dilma, é uma resposta à decisão do GSI, que negou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para que ela viajasse hoje a Campinas. A presidente afastada terá à sua disposição uma aeronave apenas para que percorra o trajeto entre Brasília e Porto Alegre, onde moram a filha e os dois netos de Dilma.

Mesmo assim, a viagem ao interior paulista está garantida, segundo a sua assessoria. O encontro deve ser realizado no horário do almoço na casa do físico Rogério Cezar de Cerqueira Leite, professor emérito da Unicamp e membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. Entre os convidados para a reunião, estão também Marcio Pochmann, ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica (Ipea), João Manuel Cardoso de Mello, economista e diretor da Facamp, e Casemiro Reis, presidente do PT de Campinas.

Ainda não há definição sobre o meio de transporte que Dilma usará para viajar ao interior paulista. No documento protocolado ontem, José Eduardo Cardozo afirma que a decisão do GSI obriga a presidente afastada "a fazer deslocamentos, enquanto esta situação perdurar, por meio de aviões de carreira ou por via terrestre". Mesmo assim, "não tem o poder de impedir" que a presidente afastada "se desloque pelo país, no exercício do livre direito de locomoção outorgado pela Constituição Federal a qualquer cidadão". Cardozo afirma ainda que sempre foi concedido a Temer o uso de aeronaves quando ele era vice-presidente, inclusive "fora do exercício de funções presidenciais ou delegadas de qualquer natureza". Até o fim de maio, Dilma tem também visitas programadas a Bahia, Pernambuco, Paraíba e Belém.

A presidente afastada almoçou ontem no Palácio da Alvorada com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que passou o dia em Brasília. Dilma também se encontrou com o senador Cristovam Buarque (PPS-DF), cujo voto em relação ao impeachment está indefinido. (Colaborou Andrea Jubé, de Brasília)

Senadores relacionados: