Título: PIB cada vez menor
Autor: Gama, Júnia
Fonte: Correio Braziliense, 08/11/2011, Economia, p. 12

O tombo de 2% na produção industrial de setembro levou o mercado financeiro a reduzir, pela quinta semana consecutiva, a estimativa de crescimento da economia neste ano. Segundo o Boletim Focus, no qual o Banco Central contabiliza as projeções de cerca de 100 analistas, a expectativa de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB) cedeu de 3,29% para 3,20%. Há um mês, a previsão apontava para um salto de 3,50%.

Os especialistas se mostram, porém, mais reticentes em relação à inflação. Tanto que mantiveram a estimativa para 2011 em 6,5%, o teto da meta definida pelo governo. Para o próximo ano, a perspectiva para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) recuou de 5,59% par 5,57%. "A revisão das estimativas de inflação para baixo, mesmo que marginais, devem continuar nas próximas semanas", disse o economista Eduardo Velho, da Prosper Corretora. Segundo ele o mercado já espera uma queda do PIB no terceiro trimestre. "Não podemos descartar um crescimento inferior a 3% em 2011", observou.

Na avaliação do economista Sidnei Moura Nehme, diretor executivo da NGO Corretora de Câmbio, o mercado ainda trabalha com um PIB considerável para 2011, apesar da gravidade da crise mundial. "Face à forte perda de atividade, que vem sendo observada neste trimestre, o crescimento tende mais para 3%", disse O pessimismo do mercado já alcançou 2012. A maioria dos analistas consultados pelo BC aponta para um avanço de 3,5%. Há um mês, a estimativa era de 3,7%.