Nordeste e Uruguai inauguram agenda de viagens

 

02/06/2016

Andrea Jubé

 

 

A equipe de Michel Temer planeja sua primeira viagem de trabalho como presidente interino, a três Estados do Nordeste, na próxima semana. Estão no radar visitas a Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte. Em julho, Temer cumprirá a primeira agenda internacional, ao participar da reunião de cúpula do Mercosul, no Uruguai. Nesta hipótese, caberá ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), assumir a Presidência da República na ausência de Temer.

Renan assume o comando do Palácio do Planalto, e não o presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), porque, segundo fontes do governo, a interpretação constitucional é de que cabe ao presidente da instituição assumir o Executivo, e na qualidade de interino, Maranhão não cumpriria este requisito.

Antes da viagem a Montevidéu, contudo, Temer sancionará a lei decorrente da Medida Provisória 707, que favorece os pequenos agricultores, no Nordeste, reduto eleitoral de Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele ainda estuda se assinará a norma, que beneficia mais de um milhão de agricultores familiares, em Alagoas ou Pernambuco.

O assunto foi discutido na terça-feira com o senador pernambucano Fernando Bezerra Coelho (PSB), que presidiu a comissão especial que aprovou a medida provisória.

Além do anúncio do pacote de bondades para a agricultura familiar, Temer quer visitar grandes obras de infraestrutura. Ele pretende inspecionar um trecho da transposição do Rio São Francisco no município de Floresta, em Pernambuco. O pemedebista também planeja inaugurar obras no sertão nordestino. Estão no radar a inauguração de trechos de adutoras no sertão do Rio Grande do Norte e no sertão alagoano.

Este roteiro contempla redutos eleitorais de alguns de seus principais aliados. Em Alagoas, Temer aparecerá ao lado do presidente do Senado, Renan Calheiros, e do governador Renan Calheiros Filho (PMDB).

No Rio Grande do Norte, terá a companhia do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB). Em Pernambuco, o presidente interino estará ao lado de Fernando Bezerra Coelho e do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho. O presidente interino ainda pode inaugurar uma rede de esgoto em Petrolina, município de pernambuco onde Bezerra já foi prefeito.

Valor econômico, v. 17, n. 4017, 02/06/2016. Política, p. A10