Título: Mais cinco museus na capital
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 08/11/2011, Cidades, p. 22

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, esteve no Ministério da Cultura na noite de ontem para conhecer o projeto Esplanada dos Museus, apresentado pelo governo federal. O objetivo da proposta é construir cinco museus na capital federal: dos Esportes, de Arte das Américas, da Democracia, da Biodiversidade e da Diversidade Cultural. "Queremos deixar um legado após o período da Copa do Mundo de 2014. Será uma ferramenta fundamental para o turismo da cidade depois do evento", disse o governador.

Para a Copa de 2014, os espaços culturais das cidades-sede serão revitalizados. De acordo com Agnelo, os museus devem ficar prontos até o Mundial de Futebol. "Brasília vai abrigar a diversidade cultural do país e se mostrará para o mundo e para os seus habitantes. Queremos devolver para a cidade a condição de capital da República", disse o secretário de Cultura, Hamilton Pereira. Também participaram da reunião representantes do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Secretaria de Turismo do Distrito Federal.

Após essa primeira reunião, o GDF vai avaliar quais locais podem receber as construções e cederá os terrenos. Já o Ministério da Cultura ficará responsável por captar recursos e estabelecer parcerias para erguer os prédios. A pasta também deverá constituir os acervos a serem expostos nos novos espaços. Caberá ao Iphan autorizar a instalação dos edifícios.

Trabalho conjunto "Queremos dotar Brasília de um conjunto de espaços museais. Estamos trabalhando em conjunto com o governo federal, recuperando essa sintonia", avaliou o secretário de Cultura do DF. Ele afirmou que ainda não foi definido um modelo de parceria para a administração dos espaços.

Assim que esses primeiros levantamentos estiverem concluídos, o governador e a ministra da Cultura Ana de Hollanda apresentarão o projeto à presidente Dilma Rousseff, a principal incentivadora do projeto de legado cultural às cidades-sede da Copa de 2014.

Além dos cinco museus, o governador Agnelo Queiroz pretende firmar uma parceria com o Executivo federal visando uma gestão partilhada do Museu da República. (TP)