Valor econômico, v. 17, n. 4050, 19/07/2016. Brasil, p. A4

Analistas decidem parar atendimento na Receita

Por: Gabriel Caprioli

Por Gabriel Caprioli | De São Paulo

 

Os analistas tributários da Receita Federal devem realizar, a partir de hoje, paralisações nas unidades de atendimento aos contribuintes e também uma "operação-padrão" nos postos de fiscalização aduaneira. De acordo com o Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal (Sindireceita), mais de 8 mil funcionários participarão da mobilização, que ocorrerá até quinta-feira.

A categoria reivindica o cumprimento do acordo firmado com o governo federal, que prevê a implementação de reajuste de 5,5% nos salários em agosto. Segundo o diretor de formação sindical e relações intersindicais do Sindireceita, Odair Ambrósio, o acerto também estabelece o pagamento de uma gratificação à categoria, mas o encaminhamento da matéria não foi feito por causa do recesso do Congresso Nacional.

O protesto dos analistas tributários deve se somar às paralisações de auditores fiscais que, desde a semana passada, realizam (às terças e quintas) 'operação-padrão' nos postos aduaneiros em terminais portuários e aeroportos.

De acordo com o Sindireceita, a paralisação dos analistas tributários afetará o atendimento das atividades de análise de processos de cobrança, restituição e compensação, orientação aos contribuintes, inscrição de cadastros fiscais, regularização de débitos e pendências, análise dos pedidos de parcelamento, emissão de certidões negativas e de regularidade, revisões de declarações, atendimentos a demandas e respostas a ofícios de outros órgãos, entre outras atividades da Receita.