Título: Obama apela à oposição
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 15/10/2011, Economia, p. 14

Com os Estados Unidos afundados em uma crise, o presidente Barack Obama pediu ontem aos republicanos que deixem de lado as “brigas ideológicas” e voltem a atenção para a criação de empregos. Obama está pressionando o Congresso a votar o seu pacote para a abertura de postos de trabalho, no valor de US$ 447 bilhões, rejeitado pelo conjunto dos republicanos e por dois democratas no Senado na última terça-feira.

Depois de sofrer a primeira derrota, Obama, que já está de olho nas eleições de 2012, está trabalhando com os seus aliados para rever sua proposta e apresentá-la ponto a ponto. Em seu programa semanal de rádio, o presidente usou a estratégia de retratar os republicanos como obstrucionistas que estão impedindo sua iniciativa para melhorar a economia e reduzir o alto índice de desemprego, que pode prejudicar sua intenção de se reeleger.

A oposição alegou que o pacote original estava repleto de gastos excessivos e aumentos contraproducentes em impostos para os mais ricos. “Os republicanos passaram os últimos dias buscando brigas ideológicas entre os partidos”, disse Obama, ao citar as propostas dos adversários, apresentadas na semana passada, para afrouxar as regras ambientais e restringir a opção pelo aborto.