Título: Médico prevê dois anos para Chávez
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 18/10/2011, Mundo, p. 17

Um médico que integrou até há alguns anos a equipe que atendia Hugo Chávez afirmou, em entrevista a uma publicação mexicana, que o presidente venezuelano sofre de um câncer "muito agressivo" e tem expectativa de viver por mais dois anos. "A informação que tenho, por parte da família, é de que ele tem um sarcoma, um tumor muito agressivo e de prognóstico ruim, e estou quase seguro de que é essa a realidade", disse à revista semanal Milénio o médico Salvador Navarrete, que fez parte da equipe médica do Palácio de Miraflores antes de Chávez ser diagnosticado e operado em Cuba, onde se encontra desde o fim de semana para nova fase do tratamento.

O governo venezuelano não comentou a entrevista de Navarrete. O próprio presidente, em sua conta no microblog Twitter, omitiu qualquer referência à previsão do ex-médico, mas não deixou de postar as habituais mensagens de ânimo e confiança na recuperação. "Olá, meu mundo! Digo a vocês que nesta manhã, antes de ir para a sala de exames, acendi uma vela para Cristo e outra para os santos, com uma promessa", diz uma delas. "Olá, mundo bom! Aqui estamos, em um dia chuvoso em Havana, fazendo todos os exames, com Deus e avante. Viveremos e venceremos!", é o texto de outro post.

Navarrete diz ter se reunido com outros médicos da equipe venezuelana que acompanhava o presidente e garante que sua avaliação é compartilhada. Ele atribui à gravidade da situação de Chávez a decisão, anunciada recentemente, de antecipar para outubro de 2012 a eleição presidencial, originalmente marcada para dezembro do mesmo ano. "Quando digo que o prognóstico não é bom, significa que a expectativa de vida pode ser de até dois anos, e isso explica a decisão sobre as eleições", argumenta o ex-médico.

Baseado nas informações que alega ter discutido com os colegas e com pessoas próximas do presidente, Navarrete desautorizou as especulações segundo as quais a doença seria um câncer de próstata. A versão oficial é de que Chávez foi diagnosticado e operado em Cuba de um tumor na região pélvica. Há duas semanas, o jornal argentino Clarín publicou reportagem segundo a qual seria um câncer em um músculo da pélvis. "É um tumor que está muito próximo da próstata e possivelmente está invadindo a bexiga", especificou o médico venezuelano, que até julho representava o governo na direção do Hospital Universitário de Caracas.

Os rumores incessantes em torno da saúde do presidente alimentam críticas e cobranças por parte da oposição, que coloca em dúvida a condição de Chávez para disputar um novo mandato ou mesmo para seguir no poder até a conclusão do atual período. "O presidente precisa entender que o país não pode continuar com essa incerteza", afirmou em um programa de rádio o opositor Gustavo Azocar. "Ele não tem condições físicas para continuar como presidente. Deveria se concentrar em seu tratamento e seguir as instruções dos seus médicos."