Título: Entre as piores
Autor: Maia, Flávia
Fonte: Correio Braziliense, 18/10/2011, Cidades, p. 23

Os problemas frequentes registrados no sistema de distribuição da Companhia Energética de Brasília (CEB) colocam a empresa entre as piores fornecedoras de eletricidade do país. Levantamento feito pelo Correio em agosto, com base em dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), apontou que no ano passado ocorreram 1.898.974 ocorrências individuais de interrupção no fornecimento de energia.

Isso quer dizer que, na capital do país, cada um dos cerca de 890 mil consumidores ficou às escuras pelo menos duas vezes no ano — ou que, a cada dia, 5.202 domicílios ou empresas no DF permaneceram sem luz em 2010. A média anual de interrupções na região, de 2,1, perde apenas para o Pará.

O indicador também leva em consideração o volume de recursos que a CEB usou para compensar financeiramente as unidades de consumo que ficaram sem energia por tempo ou por frequência acima do estabelecido pela Aneel. Esse limite varia de acordo com as regiões delimitadas dentro dos estados brasileiros e do DF. No ano passado, a empresa de Brasília ressarciu os consumidores em R$ 4.485.143, 75.