Lula assume articulações contra processo

Vera Rosa e Isabela Bonfim

06/07/2016

 

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcará hoje em Brasília para assumir as articulações políticas contra o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Lula vai jantar com senadores de partidos que apoiaram Dilma e com outros indecisos sobre o processo.

Dilma não participará hoje do interrogatório na comissão do impeachment no Senado. O advogado José Eduardo Cardozo vai ler uma mensagem da petista.

A estratégia é levá-la para falar no plenário da Casa em agosto, quando as sessões serão comandadas pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski.

“Aqui é um jogo de cartas marcadas.

Ninguém está levando em conta aspectos jurídicos e ela faz muito bem em não vir”, disse o senador Lindbergh Farias (PTRJ), integrante do colegiado.

Plebiscito. Lula conversará hoje com senadores sobre a proposta de um plebiscito para consultar a população a respeito de novas eleições. “Temos de estar abertos para qualquer proposta, seja plebiscito, eleições gerais, eleição presidencial, e tem de tentar unificar. O que não é possível é a proposta de eleição indireta que virá”, disse Dilma ontem, em reunião com juristas no Alvorada.