Título: Enem 2011 mobiliza escolas de Brasília
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 18/10/2011, Cidades, p. 29

Colégio particular promove maratona de exercícios na véspera do exame, com aulas das 23h às 5h. Psicólogo questiona o sistema, que considera prejudicial ao aluno

Dois dias antes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cerca de 100 estudantes do colégio Galois pretendem passar a madrugada em sala de aula. Durante o Corujão da Redação, entre as 23h e as 5h de quinta e sexta-feira próximas, eles farão exercícios e terão dicas sobre a prova e a redação do Enem. O coordenador do Corujão, Rafael Riemma, diz que o objetivo é incentivar o aluno. "Será um contato diferente do que é feito em sala de aula." Para Riemma, a prova deverá ter enfoque em aspectos culturais e políticos e cobrará dos candidatos coerência e clareza nas ideias. "O aluno precisa ser capaz de desenvolver um raciocínio crítico", explica.

O psicólogo Fernando Elias José não concorda com os aulões feitos de madrugada na véspera das provas. Especialista em psicoterapia cognitivo-comportamental, ele afirma que toda mudança de rotina é prejudicial ao desempenho. "Passar a noite estudando leva os alunos a não descansarem, e estudos comprovaram que a memorização acontece durante o sono", atenta.

Controle emocional Segundo o psicólogo, tranquilidade não significa falta de estresse, mas controle da ansiedade. Para não comprometer a memória, ele aconselha ao estudante praticar respiração longa e desviar o foco do que está causando a tensão. Dica útil para Fernanda Borçari, 17 anos, que sofre com o nervosismo. A aluna do colégio Alub diz que aos poucos foi aprendendo a lidar com os sintomas físicos: "Minhas pernas até hoje tremem, mas fazer os simulados foi muito importante para eu me acostumar com o tempo de prova".

A professora e coordenadora de Biologia do Centro Educacional Sigma, Cynthia Conte, afirma que, durante esta semana, os alunos vão analisar questões do Enem de 2010. "Biologia, física, química e até mesmo matemática aparecem juntos, mas nem por isso a prova é difícil. Gráficos, textos e imagens podem fornecer automaticamente a resposta", alerta a professora, antecipando uma dica para os alunos.

Rede pública A diretora do Centro Educacional Setor Leste, Ana Lúcia Marques, reforça a necessidade de o aluno se inscrever e passar no Enem: "O nosso estudante faz estágio ou trabalha fora e busca alternativas ao vestibular, como o ProUni. Por isso é tão importante para eles ter esse incentivo". Os professores consideram a participação no exame nas notas e fazem provas com modelo baseado no Enem. Segundo Ana Lúcia, como as questões estão mais elaboradas e contextualizadas, é preciso mostrar as diferenças em relação ao PAS e ao vestibular.

Pelo fato de o Enem ser mais interdisciplinar, conter temas da atualidade e muita interpretação de texto, muitos professores aconselham alunos a se preocuparem menos com conhecimentos específicos, como fórmulas, e mais com raciocínio lógico. Os colégios do DF vêm preparando, de diferentes maneiras, 74 mil jovens. Assim, eles ampliam a chance de ingresso em uma das 55 universidades do país que utilizar o Enem.