Valor econômico, v. 17 , n. 4062, 04/08/2016. Brasil, p. A7

Marcelo Odebrecht deverá falar hoje à Lava-Jato

Empresário deve acertar acordo de colaboração premiada

Por: Letícia Casado / André Guilherme Vieira

 

O empresário Marcelo Odebrecht deverá ser ouvido hoje em Curitiba por um grupo de pelo menos seis procuradores da Operação Lava-Jato. Ele vai tratar de aspectos gerais do acordo de colaboração premiada que busca assinar com o Ministério Público Federal (MPF).

Será uma espécie de entrevista do empresário com os investigadores, em que aspectos gerais do que Marcelo Odebrecht tem a dizer serão abordados. O depoimento está marcado para ocorrer na sede da procuradoria da República.

Pouco comum, a prática da entrevista tem sido adotada pelos investigadores com os candidatos a delator relacionados à Odebrecht.

O número expressivo de possíveis colaboradores da empresa, pelo menos 70, segundo uma fonte a par das negociações, levou os procuradores a optar pela nova modalidade para alinhar os assuntos que serão tratados pelos executivos em termos de declaração.

Na semana passada 10 pessoas que buscam acordo prestaram informações em reuniões realizadas no modelo de entrevista.

Entre os temas que Marcelo Odebrecht deverá tratar estão o pagamento de caixa dois para campanhas eleitorais e o financiamento de obras de que a empreiteira participa no exterior.

Já condenado em primeira instância por crimes envolvendo desvios na Petrobras, Marcelo Odebrecht está cumprindo execução provisória de pena de 19 anos e tem ficado sozinho em uma cela da carceragem da PF. A ideia é facilitar o seu transporte até a sede da força-tarefa.

Odebrecht tem como vizinhos de cárcere o doleiro Alberto Youssef e o ex-deputado e também candidato a delator Pedro Corrêa, que ultimamente têm dividido o mesmo xadrez.