Correio braziliense, n. 19364, 01/06/2016. Política, p. 4

TUCANO É O NOVO LÍDER DO GOVERNO

CRISE NA REPÚBLICA » Presidente interino escolhe senador Aloysio Nunes para o posto no Senado Federal. Gesto é visto como tentativa de amarrar PSDB
Por: PAULO DE TARSO LYRA E JULIA CHAIB

PAULO DE TARSO LYRA E JULIA CHAIB

 

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) foi confirmado ontem como líder do governo Michel Temer na Casa. O nome do parlamentar tucano foi levado ao presidente em exercício na tarde de segunda-feira, como uma sugestão do líder do PMDB, Eunício Oliveira (CE). O perfil combativo em plenário em um momento no qual o Planalto não pode correr riscos legislativos, sobretudo no debate do impeachment, foi importante para a decisão de Temer. A unidade do PSDB em torno do novo governo também pesou, e muito.

Segundo apurou o Correio, tanto o PMDB do Senado quanto as pessoas mais próximas a Temer — incluindo o próprio presidente — sempre defenderam a nomeação de integrantes do PSDB para postos-chave da nova administração. Seria uma maneira eficaz, de acordo com interlocutores peemedebistas, de amarrar o PSDB no governo Temer. Se os tucanos lutaram para derrubar o governo Dilma, que assumam sua participação no novo governo, confidenciaram alguns senadores peemedebistas.

O processo foi todo fechado entre a tarde de segunda-feira e o meio-dia de ontem. Ao deixar o Planalto, na segunda,  Eunício foi encontrar-se com o próprio Aloysio para confirmar que Temer avalizara o nome. O tucano pediu para dar a resposta decisiva ontem pela manhã, deixando margem à interpretação de que daria alguns telefonemas.

Aécio foi convidado por Temer para uma conversa no Palácio do Jaburu no início da noite de segunda-feira, pouco após a conversa do presidente com Eunício. “Hoje cedo (ontem), a bancada do PSDB se reuniu, sob o comando do líder Cássio Cunha Lima, e o senador Aloysio aceitou essa convocação com o primeiro objetivo de aproximar o governo Michel Temer da agenda proposta pelo PSDB que fala da renovação dos métodos de se fazer política no país, fala por reformas estruturantes extremamente profundas e passa pela reforma política, inclusive”, disse Aécio.

“O PSDB sabe da dimensão desse desafio. Não será um desafio simples, mas com a mesma responsabilidade com que nos conduzimos até aqui, com que votamos pelo impeachment da presidente da República a partir dos crimes por ela cometidos. O PSDB dará a sua contribuição efetiva agora, no Senado Federal, a partir da liderança do governo, exercida, sem dúvida alguma, por um dos mais respeitados e talentosos homens públicos brasileiros”, completou Aécio, deixando claro que assimilara a indireta do PMDB.

Aloysio almoçou ontem com Temer e avisou que, antes de anunciar oficialmente o convite, conversaria com oPresidente do SenadoRenan Calheiros. “Quero aqui, de público, uma vez mais, parabenizar o presidente Temer pela escolha. Ganha o país, ganha o governo e ganha, sobretudo, esta Casa, com a escolha de seu nome para o posto”, elogiou Renan, sentado na cadeira de Presidente do Senado.

Aloysio agradeceu o apoio dos seus pares e disse que lutará para que o governo consiga tirar o país da atual crise que, lembrou ele, já deixou quase 11 milhões de desempregados, dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Esta talvez seja a principal tragédia vivida pelos brasileiros atualmente”, declarou o novo líder do governo.

 

Frase

"Quero uma vez mais parabenizar o presidente Temer pela escolha. Ganha o país, ganha o governo e ganha, sobretudo, esta Casa, com a escolha de seu nome para o posto”

Renan CalheirosPresidente do Senado