Correio braziliense, n. 19365, 02/06/2016. Política, p. 5

Eleição no STJ

JUDICIÁRIO » Laurita Vaz será a primeira mulher a comandar o Superior Tribunal de Justiça
Por: EDUARDO MILITÃO

EDUARDO MILITÃO

 

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) elegeu ontem a primeira mulher para presidir a Corte. Laurita Vaz vai comandar o segundo tribunal mais importante do país por dois anos. Humberto Martins ficará como vice-presidente. O corregedor nacional de Justiça, com atuação no Conselho Nacional de Justiça, será João Otávio Noronha.

A escolha se deu após uma inusitada renúncia e ao cumprimento de uma tradição de indicar os mais antigos para os cargos mais importantes. O trio foi eleito por aclamação. Inicialmente, a corregedora nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi, era a cotada para assumir a Presidência e ser a primeira mulher a comandar o STJ. Mas ela mas abriu mão da disputa em uma carta aos colegas. O objetivo, disse, era para voltar a julgar seus processos. Nancy e o presidente da Corte, Francisco Falcão, devem retomar o gabinete e retomar as ações judiciais. A mudança, porém, só ocorrerá entre o fim de agosto e o início de setembro.

Segundo Laurita, sua gestão será marcada pela colaboração, e que já ouviu os problemas dos colegas. “Decidi encarar esse desafio. Dei minha palavra que buscaria uma gestão marcada pelo diálogo aberto, franco e, sobre tudo leal”, afirmou ela, após o anúncio do resultado. Ela disse que o objetivo é promover uma administração “eficiente e colaborativa”.