Título: Ajuda a mutuários
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 25/10/2011, Economia, p. 15
Washington — O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aproveitou uma viagem de caráter político a estados do oeste do país, iniciada ontem, para divulgar um novo plano habitacional destinado a ajudar as pessoas que não estão conseguindo pagar o financiamento de suas casas. As medidas devem criar facilidades para que os mutuários cujos imóveis valem menos do que os empréstimos contraídos possam renegociar os contratos com custos mais baixos, informou a Agência Federal de Financiamento de Moradias (FHFA, na sigla em inglês)
A Casa Branca não soube informar quantas pessoas seriam beneficiadas pelo programa, mas a estimativa é de que 11 milhões de donos de imóveis nos Estados Unidos tenham propriedades que valem menos que suas hipotecas. As medidas devem alcançar as famílias cujos empréstimos tenham sido fornecidos ou sejam garantidos pelos organismos de refinanciamento hipotecário paraestatais Fannie Mae e Freddie Mac.
Obama programou a apresentação das medidas durante um evento em Nevada, um dos Estados onde a crise imobiliária é mais aguda. A viagem, que tem ainda o objetivo de arrecadar fundos para sua campanha à reeleição em 2012, inclui também a Califórnia e o Colorado. O novo plano hipotecário não exige aprovação do Congresso, onde Obram vem sofrendo seguidas derrotas para os rivais republicanos.